Quer saber como calcular a taxa de conversão de vendas? Veja aqui!

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Se você chegou até este artigo procurando informações sobre como calcular taxa de conversão de vendas, certamente deve saber que este indicador é crucial para analisar o índice de lucratividade ou prejuízo do negócio, não é verdade?

Afinal, ele serve para mensurar o percentual de visitante da loja que concretizaram uma compra. Apesar de sua importância, muitos empresários ainda não sabem ao certo o que é ou como calcular essa métrica.

Portanto, neste conteúdo mostraremos o que é taxa de conversão de vendas, como calculá-la e as melhores práticas para aumentá-la em sua empresa. Acompanhe a leitura para saber mais sobre o assunto!

O que é taxa de conversão de vendas?

É uma métrica que tem como finalidade apresentar informações sobre o retorno de cada investimento realizado pela empresa, tanto em termos de dinheiro quanto de tempo, em relação às vendas.

No entanto, também pode ser uma ótima maneira de medir os resultados das campanhas e ações de marketing digital. Pode ser aplicada em um simples preenchimento de cadastro, na inscrição de uma newsletter ou até em uma solicitação de orçamento.

Por que é importante entender a taxa de conversão ?

Porque ela deixa muito mais claro o quão maduro e eficiente está o site da empresa, assim como também ajuda a acompanhar os resultados da organização como um todo.

A taxa de conversão de vendas pode ser calculada em qualquer etapa do funil de vendas, apresentando um diagnóstico sobre onde está o ponto fraco da estratégia, gargalo de produção e, principalmente, onde devem ser feitas as correções.

Como calcular taxa de conversão de vendas?

De forma simplificada, podemos mensurar a conversão real de um site em cada estágio se levarmos em consideração os seguintes critérios:

  • oportunidades para clientes;
  • leads para oportunidades;
  • visitantes para leads.

Em um exemplo prático, podemos fazer o cálculo de conversão de vendas da seguinte maneira: pense que o objetivo é capturar o contato do usuário que entrou em seu site ou loja e entender quem ele é, para trabalharmos melhor a sua nutrição nas etapas posteriores.

No caso de um site com volume de 10 mil acessos em um determinado período, digamos que houveram 598 formulários preenchidos, que estão estrategicamente dispostos, entre os pontos de conversão.

Com base nesse contexto, calculamos a taxa de conversão da seguinte forma:

  • número de acessos = 10 mil;
  • número de conversões = 598;
  • Cálculo = 598 / 10 mil = 5,98%.

Ou seja, nossa taxa de conversão é de 5,98%. Lembrando que é importante saber quais métricas devem ser analisadas em cada estágio, para que você possa realizar diagnósticos precisos sobre a performance de sua loja ou site e, assim, direcione os investimentos no caminho certo.

Como aumentar a taxa de conversão de vendas?

Agora que você já sabe como calcular taxa de conversão de vendas, mostraremos as melhores práticas para aumentá-la. Acompanhe a leitura para conferir!

Monitore os resultados

Como melhorar o que não pode ser mensurado, não é verdade? Muitos empresários acabam se esquecendo de monitorar as métricas de seus negócios, quando na verdade elas exigem uma gestão contínua.

E não estamos falando apenas de medir resultados como número da receita de cada cliente. É óbvio que essas são métricas importantes, entretanto é fundamental manter um olhar mais atento sobre outros aspectos como a rentabilidade de uma operação, número de leads que se tornam consumidores, ciclo de vida por cliente, templo do ciclo de vendas, entre outras questões.

Ouça os clientes

Outro ponto importante é saber ouvir o que seus clientes têm a dizer, seja por meio de enquetes em redes sociais, ou pelo SAC 2.0. O fato é que você deve prestar atenção no que o público fala sobre sua marca publicamente. Você verá que muitas coisas podem ser melhoradas graças a esses feedbacks. Além do fato de que eles podem ser grandes influenciadores no que se diz respeito ao poder de decisão de compra de outras pessoas.

Organize o tempo

Organizar o tempo e as tarefas é uma das melhores maneiras de sincronizar tudo o que é realizado na empresa. Estamos falando de ir além de ter uma agenda de reuniões e questões internas bem distribuída.

Toda a rotina do ambiente de trabalho acaba gerando impactos externos e influenciando na vida do cliente. Se existe algo que incomoda o consumidor é receber ligações ou notificações sobre o mesmo produto a cada cinto minutos, principalmente quando ele não solicitou. Sendo assim, organize o tempo e a frequência dos contato, pois isso pode melhorar o piorar a sua taxa de conversão de vendas.

Como você pôde conferir neste conteúdo sobre como aumentar taxa de conversão de vendas, essa é uma métrica muito importante para se ter conhecimento sobre o desempenho real de seu negócio. Além disso, mostramos como ela pode ser aplicada em diversas áreas diferentes e em qualquer etapa do funil de vendas.

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