Saiba o que é saudabilidade alimentar e suas oportunidades de negócio
Para entender o que é saudabilidade alimentar é preciso ter em mente que a prioridade de muitos consumidores atualmente é com a saúde e com o bem-estar. Isso porque a vida moderna tem trazido reflexos indesejados como o estresse e o sedentarismo.
Assim sendo, as pessoas estão cada vez mais preocupadas com o excesso de peso e doenças crônicas como diabetes, hipertensão, além de todos os males causados pelo colesterol alto.
Neste post apresentamos o que é saudabilidade alimentar, as melhores oportunidades de negócio para impulsionar a venda de produtos saudáveis e os principais argumentos de venda para usar com esse público tão exigente. Continue a leitura e confira!
Afinal, o que é saudabilidade alimentar?
Por que esse conceito está cada vez mais consolidado no mercado? Quando o assunto é preocupação com o bem-estar, é possível perceber facilmente que a mudança de hábitos e do padrão alimentar do brasileiro tem criado uma série de boas oportunidades à indústria.
Dessa maneira, ao acordar na segunda-feira, está cada vez mais evidente que existe uma preocupação real do brasileiro em reverter pelo menos parte dos excessos gastronômicos cometidos durante o final de semana.
Nesse sentido, a mudança de comportamento já tem afetado diretamente o ramo de alimentos para o uso de mais ingredientes saudáveis tanto na indústria quanto na ponta, ou seja, em restaurantes e lanchonetes.
Saudabilidade alimentar, portanto, é um conceito de simples entendimento: trata-se de um novo patamar de consciência por parte da indústria alimentícia. Dessa forma, a busca por produtos livres de glúten, lactose, sódio e outros elementos que podem ser evitados está cada dia mais evidente e frequente.
Quais as oportunidades de negócios para impulsionar a venda de produtos mais saudáveis?
Diante de tanta procura por alimentos mais saudáveis, afinal, como trabalhar bem o marketing dentro da proposta de saudabilidade? Em seguida, apresentamos alguns fatores importantes para aproveitar esse hábito de consumo e, assim, aumentar as vendas e conseguir trazer resultados expressivos para o seu negócio.
Crescente número de pessoas com intolerância a algum alimento
Um fator que confere restrições a alguns alimentos é o avanço do número de pessoas diagnosticadas com intolerância a substâncias como a lactose e o glúten.
No Brasil, quem não tem nenhum tipo de restrição para comer, certamente conhece ou já ouviu falar sobre alguém que tem. Isso porque 20% da população brasileira apresenta algum tipo de intolerância alimentar.
Dessa forma, os brasileiros esperam uma maior variedade no mix de itens saudáveis disponíveis no mercado. Além disso, o ideal é ter acesso não apenas a itens orgânicos, diets e lights, mas também a alimentos sem lactose e sem glúten, por exemplo.
Obesidade como fator de influência
Outro ponto de grande relevância no Brasil é o aumento da quantidade de gente obesa, visto que até 2018, quase 20% da população brasileira já atingiram esse perigoso estágio de condição física.
Obviamente, como isso traz uma série de problemas de saúde, esse dado também resulta na busca pela modificação do estilo de vida e dos hábitos alimentares. Atender a esse mercado, portanto, trata-se de algo extremamente vantajoso.
Aumento da população idosa
Cultivar todos os hábitos saudáveis desde já implica em chegar bem e forte à terceira idade. Segundo IBGE, o número de idosos deve dobrar no Brasil até 2042. Dados como esse, juntamente com o acesso cada vez maior à informação, são elementos que ajudam sobremaneira na conscientização.
Diante disso, as pessoas estão bem mais apreensivas e em busca de ter uma velhice saudável. Uma parte determinante de tudo isso é a alimentação, o que reforça as boas oportunidades de negócio ao pensar em saudabilidade.
Quais os argumentos de venda para a comercialização de produtos saudáveis?
Com dados tão alarmantes sobre a saúde da população brasileira, a indústria de alimentos precisa se concentrar na elaboração de novos produtos e na argumentação de venda com foco nesses públicos.
Além da inovação e da compreensão dos novos comportamentos de consumo, esse processo passa pelo conhecimento dos melhores argumentos para chegar às melhores soluções.
Opções mais saudáveis e inclusivas sem afetar o sabor final do produto
A boa notícia é que já existe hoje, no mercado, uma boa diversidade e um mix de alimentos processados preparados à base de ingredientes naturais, feitos com temperos frescos, que podem ser consumidos à vontade pelo público que se preocupa com a saudabilidade alimentar.
Essa é uma boa argumentação de vendas, uma vez que outra grande fonte de dúvidas por parte desse grupo de pessoas é se a comida inclusiva perde ou não o seu sabor.
Mais informações sobre os ingredientes utilizadas na cozinha
Seja um distribuidor, um restaurante ou uma lanchonete, quem trabalha com alimentos deve priorizar o treinamento de vendas de toda a equipe, a fim de que todos os colaboradores estejam aptos a informar sobre os ingredientes utilizados na preparação de cada produto. Principalmente aqueles que estejam diretamente envolvidos com a comercialização desses produtos.
Deu para perceber o quanto o público que prioriza a saudabilidade é exigente, e ter essas informações na ponta da língua certamente é um argumento de venda que colabora com a oferta de uma boa experiência além de conquistar e fidelizar os clientes.
Por fim, se existe um movimento constante e que cresce mais a cada dia é a preocupação com a saúde. Além disso, visto que comer bem e de maneira saudável é perfeitamente possível, a perspectiva é que esse movimento se mantenha ainda mais forte. Até porque o acesso à informação por parte do público tornou-se mais fácil, e isso também trouxe mais consciência acerca dos hábitos alimentares.
Nesse cenário, as empresas do setor de alimentos têm dado uma atenção maior para as linhas de mercadorias que atendam a essas novas demandas do mercado. Entender o que é saudabilidade alimentar e considerar essa proposta é fundamental para que as marcas se mantenham relevantes e competitivas.
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