Como calcular o retorno sobre investimento no restaurante?
A gestão de um restaurante envolve uma série de fatores. Matéria prima, estrutura e embalagens são apenas alguns exemplos deles. Para saber se os investimentos certos estão sendo feitos em termos de parceiros, distribuidores e demais esforços nessa hora, é muito importante conhecer o conceito de retorno sobre investimento.
Retorno sobre investimento é um termo que deriva do inglês Return on Investment e que também é citado por meio da sigla ROI. Ele é importante para qualquer empreendimento, uma vez que auxilia na quantificação e análise do sucesso dos investimentos feitos para aprimorá-lo.
Se você deseja saber mais sobre a importante prática de monitorar os resultados das aplicações feitas por seu negócio, continue lendo este artigo!
O que é retorno sobre investimento?
De forma simples, retorno sobre investimento diz respeito a uma métrica que avalia o custo-benefício como resultado de aplicações feitas por uma empresa. Ele demonstra, por meio de cálculos simples, se o retorno de investimentos próprios ou de terceiros é ou não valioso para ela.
Ainda que muitos acreditem que o ROI atua apenas como um indicador financeiro, isso não é verdade. Essa métrica auxilia também na análise de ações, estratégias, resultados de esforços de marketing, lançamentos… basicamente, ela informará se o caminho que está sendo seguido vale a pena ou não para o restaurante.
Como funciona o conceito de ROI?
De forma bruta e simplificada, qualquer investimento feito no restaurante pode ter seu sucesso analisado por meio do ROI. Por exemplo, aplicações voltadas para a divulgação dos serviços de seu food service podem ser comparadas por meio dessa métrica, avaliando precocemente qual deve ser o melhor canal para isso — o que é essencial se vários estão sendo usados e deseja-se selecionar o mais adequado.
Um restaurante que deseja otimizar a qualidade dos alimentos usados em seus pratos pode, por exemplo, calcular o retorno de dois parceiros diferentes e, no futuro, investir apenas no que demonstre um ROI mais satisfatório. O mesmo pode ser feito em termos de esforços de divulgação, e-mail marketing e muito mais.
Qual é a importância de acompanhar o ROI de seu restaurante?
Sem o devido acompanhamento do ROI de seu restaurante, não será possível conferir na prática se o dinheiro investido em determinada ação está rentabilizando em seu máximo potencial. Com isso, além de gastos desnecessários, o food service deixa de garantir que as estratégias certas sejam aplicadas a fim de trazer resultados mais precisos e eficazes para seu negócio.
Sazonalidade
O ROI também auxilia na decisão referente ao intervalo de tempo que deve ser respeitado a fim de executar um investimento. Afinal, qualquer aplicação está sujeita ao fator da sazonalidade — que modifica os valores da inflação, de impostos, dos serviços comprados e vendidos e muito mais. Para evitar fazer o investimento certo no momento errado, calcular o ROI periodicamente é fundamental.
Como é feito o cálculo do ROI?
O cálculo do retorno sobre investimento de um restaurante pode ser feito de forma simples. Para obtê-lo, basta tirar do investimento total feito o ganho obtido e dividir o resultado novamente pelo valor total do investimento. A fórmula usada para isso é ROI = (ganho obtido – investimento preliminar) / investimento preliminar.
Um exemplo de aplicação dessa fórmula pode ser feito sob a perspectiva de um investimento de mil reais que resultou em um ganho de três mil. Nesse caso, o ROI = (3000 – 1000) / 1000. Esse cálculo resulta em 2 e indica que o retorno do investimento feito resultou no dobro do valor inicialmente aplicado. O resultado em porcentagem pode ser facilmente obtido ao multiplicar o ROI por 100. Nesse caso, ele seria de 200%.
Ponto de equilíbrio
Um conceito muito importante relacionado ao ROI é o de ponto de equilíbrio, sendo essa métrica uma relação entre os custos e gastos de seu restaurante. De forma simplificada, se o resultado da subtração de um em relação ao outro for nulo, significa que seu negócio não está obtendo lucro. Se for negativo, aponta prejuízo. Se positivo, resulta em lucros.
O ROI pode ser uma excelente ferramenta para garantir que o ponto de equilíbrio seja obtido de forma mais rápida. Afinal, ao usá-lo para obter uma previsão do retorno que se deseja ter em relação a um investimento, se torna possível determinar metas e estratégias que possibilitem seu negócio atingir o resultado esperado.
Como a tecnologia pode ajudar no cálculo do ROI?
Mesmo sendo simples em termos de cálculo, é possível perceber que o uso do ROI vai muito além da simples análise financeira de uma ação. Ele pode influenciar em toda a gestão do restaurante. Nessa hora, usar a tecnologia como aliada e o conceito de ponto de equilíbrio, que envolve diversas outras métricas, pode fazer toda a diferença. Entenda.
Informações novas e integradas
Softwares modernos de gestão contam com ferramentas que permitem que todas as informações necessárias para calcular o ROI de um restaurante estejam integrados em um só local. O empreendedor que deseja se aprofundar no assunto pode, inclusive, aprender mais sobre Net Operating Profit After Taxes – NOPAT, que são lucros após o abatimento do Imposto de Renda, por exemplo, por meio deles.
Monitoramento de resultados
A tecnologia oferece, hoje, diversos mecanismos de monitoramento. Eles permitem aos restaurantes analisar desde o grau de satisfação de seus clientes até os resultados precisos de estratégias voltadas para controle de qualidade. Sendo assim, o uso de um bom software pode fazer toda a diferença no acompanhamento diário de investimentos feitos nas mais diversas áreas necessárias para uma boa gestão.
Tomada de decisões
Com ferramentas de monitoramento em mãos, o processo de tomada de decisões se torna muito mais simples. Afinal, ao oferecer informações precisas sobre o ROI de uma estratégia, decidir ou não continuar com ela é algo que pode ser feito por meio de dados legítimos e comprovados — e não apenas de especulações.
O ROI é apenas uma das métricas necessárias para manter o bom funcionamento de um food service. Porém, é de extrema importância e deve ser usado como uma ferramenta de ampliação de resultados, seja na hora de definir o relacionamento com parceiros ou distribuidores ou de mensurar o resultado de ações e estratégias que visam maximizar o negócio.
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