Quais as principais características de um bom representante de vendas?

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A cada dia o mercado consumidor de produtos alimentícios tem se tornado mais exigente, devido às muitas mudanças de comportamento. Isso pode ser percebido não apenas em relação aos pedidos que pretendem fazer, mas também no que diz respeito ao atendimento que recebem por parte do representante de vendas.

Nesse sentido, a pergunta que deve ser feita por quem atua no setor de alimentos é: quais são as características que farão com que alguém se torne um profissional acima da média? O que essa pessoa deve desenvolver em sua profissão que fará com que ela se destaque das demais e se torne um excelente profissional?

Na tentativa de responder a esses questionamentos, trouxemos neste artigo as principais característica de um bom representante de vendas. Quer ser líder de mercado? Então confira este post!

Conhecer os produtos que pretende vender

Todo representante de vendas deve conhecer muito bem aquilo que pretende comercializar. Para isso é necessário estudar os pontos positivos e negativos do produto para que seja capaz de tirar todas as dúvidas do cliente. O ideal é ir além dos ingredientes dos alimentos congelados, ou seja, conversar com colaboradores da empresa que representa e com clientes que já fizeram pedidos, por exemplo.

Quando o profissional sabe exatamente o que está vendendo, isso ajuda-o a ter segurança para fazer uma ótima apresentação. Agir assim é essencial para transmitir confiança para o possível comprador. Da mesma forma, será mais fácil contornar os obstáculos que ele possa apresentar.

Manter boa comunicação com o time interno e clientes

O bom representante de vendas é aquele que, antes de mais nada, tem uma postura orientada a passar qualquer mensagem de forma assertiva, sem rodeios, mas sem deixar de transmitir tudo aquilo que é para ser falado.

Da mesma maneira, um profissional bem preparado se expressa de forma adequada, faz uso de um tom de voz firme, mas sem falar alto. Além disso, consegue manter boa comunicação tanto com seus pares quanto com clientes.

Saber ouvir

De fato, pode parecer algo bastante simples e intuitivo ouvir o que a outra pessoa diz , no entanto, ouvir com consciência é uma habilidade que demanda muito investimento pessoal e treinamento. Afinal, quantas vezes, durante um diálogo, a gente não deixa de ouvir (conscientemente) o que a outra pessoa diz a fim de elaborarmos os próprios argumentos?

Quem se deixa levar pela ansiedade mal consegue deixar o outro acabar de falar, já interrompe e despeja logo seus pensamentos, não é verdade?

Vale destacar que, para quem trabalha com vendas saber ouvir é ainda mais importante. Durante qualquer tipo de contato com o cliente, na maior parte do tempo, o representante deve ouvir com atenção e consciência.

Isso porque, quanto mais o cliente fala, mais deixa transparecer seus problemas e necessidades, e mais eficiente será a argumentação de venda. Com o objetivo de evitar o erro de não ouvir com atenção, listamos algumas dicas:

  • anotar tudo o que é dito;
  • esclarecer pontos que não tenham ficado claros com perguntas diretas, por exemplo: “o que você quis dizer com aquilo?”;
  • quando houver uma pausa não começar a falar imediatamente;
  • evitar perguntas que dão margem para ser resumidas com respostas do tipo “sim” e “não”.

Por fim, ao ouvir, o bom profissional deve tentar entender quais são os pontos ocultos de interesse do cliente, como quais são os seus valores e, além do óbvio, o que ele procura como resultado.

Ampliar o network

Fazer e manter relacionamentos com profissionais do mesmo ou de outros segmentos certamente rende novos negócios. Se um representante de vendas sustenta uma rede de contatos sólida e expansível ajuda a aumentar, de maneira significativa, sua carteira de clientes.

Para tanto, é muito importante estar com o cartão de visitas em mãos e atualizado, participar de eventos ligados ao setor alimentício, conversar com outros profissionais, enfim, procurar ampliar o network. A mesma ideia também vale para o relacionamento online. Nesse sentido, é aconselhável acompanhar blogs e sites, criar e atualizar os canais e utilizar as redes sociais.

Como você pôde ver, as características de um bom representante de vendas necessitam de constante atualização, muita proatividade e espírito colaborativo. Por fim, a busca incessante pelo desenvolvimento dessas habilidades certamente ajudará a alcançar as metas.

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