Produtos premium: confira 5 razões para investir neles!
Pode até parecer algo curioso e contraditório, mas, no Brasil, mesmo em momentos de crise econômica as vendas de produtos premium crescem cada vez mais. Se você ainda não conta com uma linha desse tipo de produto em seu estabelecimento de food service, saiba que está prejudicando a rentabilidade do seu negócio e deixando de ganhar muito dinheiro.
A verdade é que os produtos premium estouraram e viraram uma tendência mundial, inclusive no nosso país. Isso porque, de maneira diferenciada, eles valorizam aquilo que hoje é quase sinônimo de tratamento especial e de sofisticação.
Neste post, mostraremos como está o mercado de produtos premium no Brasil e a sua relação com o consumidor, assim como os 5 principais motivos para você apostar sem medo nessa linha de itens tão procurada pelas pessoas. Continue a leitura e confira!
Como está o mercado de produtos premium no Brasil?
Um estudo elaborado pela consultoria Nielsen, chamado “Valor Além do Preço”, mostra que os consumidores com tendência a comprar produtos premium fazem parte de absolutamente todas as classes sociais. Simplesmente porque todas essas pessoas estão em busca de itens com melhor qualidade e que tragam benefícios consideráveis em relação aos demais.
Além disso, mesmo que não esteja em promoção, 78% dos compradores propensos à aquisição premium adquirem seus produtos de preferência, de acordo com o mesmo estudo. Estamos falando, portanto, de um mercado em plena ascensão, em que não há crise nem condição social que sejam capazes de derrubá-lo.
Hoje em dia, o food service que deseja ter seu diferencial competitivo e obter resultados ainda melhores precisa ajustar seu portfólio de produtos de acordo com essa forte demanda do mercado. Afinal, ainda segundo o mesmo estudo, trata-se de um cenário em que um em cada três lares brasileiros se declararam propensos ao consumo de mercadorias desse segmento.
Por que é importante que o food service invista nesses produtos?
É preciso ter em mente que sofisticação e diversificação são fatores que atraem bastante o cliente. Além disso, o público de praticamente todas as classes sociais encontram muitas vantagens em levar produtos premium para casa.
Dessa forma, o principal objetivo de um empreendimento em food service deve ser atender cada vez mais e melhor as demandas de seus consumidores. Nesse sentido, repartir as opções de negócio é sempre uma boa pedida, assim como não desperdiçar e jamais descuidar desse grande potencial de mercado. Conheça, portanto, as 5 principais vantagens de investir nesses produtos.
1. Entregar a melhor experiência ao consumidor
Um dos principais motivos para destinar recursos do negócio para produtos premium é ter com isso a chance de melhorar ainda mais a experiência do cliente no food service.
Nesse sentido, a indústria já têm percebido a tendência de que os consumidores valorizam uma experiência diferenciada e está reforçando cada vez mais os atributos de seus produtos, como qualidade, sabor, uso de temperos frescos, ingredientes naturais, entre outros.
2. Aumentar o ticket médio
Outra grande vantagem de oferecer uma linha de produtos premium é ter a oportunidade de alavancar o ticket médio, ou seja, ter o poder de gerar um alto faturamento com as compras de poucos clientes.
É preciso ter em mente que apenas uma venda de alto valor é capaz de substituir várias vendas menores. Além disso, uma coisa puxa a outra, e ter uma linha com esse tipo de produto faz com que a venda dos itens e serviços de valores mais baixos comecem a acontecer de forma muito mais natural e acelerada.
3. Atrair e fidelizar os clientes
Se em seu estabelecimento você preza tanto pelo popular como pelo sofisticado, você garante, por parte do cliente, uma percepção que a sua marca abrange totalmente as necessidades dele. Por isso é tão importante selecionar muito bem o mix de produtos oferecidos em seu ponto de venda.
Disponibilizar produtos premium, portanto, deve ultrapassar as barreiras da vaidade de aumentar mais sofisticação à sua loja, precisa ser também uma estratégia de vendas, porque na prática, é exatamente assim que funciona. Em outras palavras, isso é mais do que refinamento, é um atrativo de mercado com enorme potencial para atrair e fidelizar clientes.
4. Trazer mais credibilidade à marca
Ao tomar a decisão de incluir produtos premium em seu food service, automaticamente inicia-se um marketing estratégico por meio deles. Assim, além de ganhar mais credibilidade, sua marca também se torna mais relevante. Isso porque o simples fato de incluir uma linha desse tipo faz com que seu público perceba mais valor em todo seu portfólio de produtos.
Se você também optar por estabelecer uma categoria premium restrita para um grupo menor de pessoas, criará o desejo do público em fazer parte, uma vez que o valor percebido aumenta ainda mais.
5. Ter maior variedade de produtos
Para além da imagem da marca e da atração de novos clientes, contar com esse tipo de sofisticação em seu estoque demonstra uma escolha acertada de oferecer uma série de opções com o intuito de agradar diferentes tipos de consumidores.
Ainda assim, de maneira geral, a visão da marca certamente ganhará um incentivo a mais para se tornar conhecida, uma vez que o público percebe que ela está bastante empenhada na tendência de sempre querer agradá-lo. Sem dúvidas, ter uma boa variedade de produtos é uma excelente decisão.
Por fim, o crescimento do consumo de produtos premium é um fenômeno altamente democrático e não se limita apenas a rótulos que são vistos como eletivos ou supérfluos. Produtos que os consumidores possivelmente deixam de comprar devido à crise econômica, por outros motivos rapidamente deixam as prateleiras vazias em função da alta demanda.
Assim sendo, ao apostar em uma linha de produtos premium como salgados gourmet no food service, você terá uma ótima estratégia de negócio e, certamente, aumentará tanto as vendas como a margem de lucro da sua empresa.
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