Saiba como fazer a previsão de demanda futura do seu restaurante
Você sabe o que é previsão de demanda futura? Em qualquer negócio em especial nos restaurantes , é importante ter em mãos um bom planejamento organizacional.
Afinal, é por meio dele que crises são evitadas ou deixam de afetar o funcionamento da empresa. Para isso, antecipar é fundamental.
A previsão de demanda futura diz respeito a um cuidado que é preciso ter em um restaurante ou negócio físico a fim de mantê-lo estável ao longo de seu ciclo operacional. Ela fala sobre as necessidades de estoque do estabelecimento, se aproxima ao máximo da realidade e orienta a tomada de decisões dos líderes e gestores.
Se você deseja saber mais sobre essa previsão não deixe de acompanhar este artigo!
O que é previsão de demanda futura?
Incertezas dificilmente tendem a fazer parte da gestão de qualquer negócio sério e bem-sucedido, por isso, para se preparar e se manter forte diante à concorrência, é preciso ter em mãos a maior quantidade de dados possível, aplicando de maneira de monitorar os acontecimentos que tomam forma no dia a dia empresarial.
Ou seja, se não for possível tê-los de imediato, então previsões devem ser feitas a fim de direcionar os passos tomados no gerenciamento.
A previsão de demanda futura é uma métrica obtida por meio de uma análise de dados que direcionam a gestão de estoque dos estabelecimentos. Em restaurantes ela é ainda mais fundamental, uma vez que eles utilizam insumos orgânicos, e o desperdício deve ser minimizado tanto quanto possível melhorando a utilização de recursos.
Assim, a previsão serve para trazer uma boa noção de quanto material produtivo é preciso ter no restaurante para, além de manter seu funcionamento em dia, auxiliá-lo caso haja uma demanda além do esperado ou a necessidade de se recuperar de um período financeiro difícil.
Qual é a importância da previsão de demanda futura para o estoque?
Além de ajudar no controle de estoque do restaurante, a previsão de demanda futura auxilia nas tomadas de decisão e nas ações que o restaurante executará em seu futuro.
Estoque, produção, preço, planejamento de marketing e até mesmo a contratação de funcionários se ligam diretamente ao resultado de uma previsão futura, sendo seu cálculo fundamental. Ele afeta:
- planejamento das vendas;
- desenvolvimento de boas estratégias de vendas;
- controle da produção;
- margem de lucro;
- controle de qualidade;
- competitividade;
- ajustes na política do restaurante;
- fluxo de receitas e muito mais.
Quanto mais precisa for a estimativa relacionada à previsão, menos risco tende a estar ligado ao negócio. Além de problemas com armazenamento, ela evita tanto a falta de produto quanto um estoque excessivo, que terá que ser descartado do restaurante em função da saudabilidade alimentar e do controle de qualidade. Mas como realizar esse cálculo de maneira certa e voltada para seu negócio? confira!
Quais são as abordagens usadas para a previsão de demandas?
O cálculo de uma previsão de demanda pode ser feito de maneira qualitativa ou quantitativa. Ele é bastante específico para cada caso e leva em conta variáveis que consideram a economia do momento, o ambiente externo e interno do restaurante e noções claras de metas e objetivos, para que seja retratado algo mais próximo da realidade, assim é possível analisar curto, médio e longo prazo.
Abordagem qualitativa
Focada na experiência dos gestores, e não necessariamente na quantidade de informações relacionadas ao negócio, a abordagem qualitativa leva em conta a visão dos consumidores. Ela pode ser obtida por meio do preenchimento de questionários, de entrevistas, da análise do histórico de vendas ou de pesquisas realizadas junto ao setor. Aqui, trabalha-se com um período menor de tempo.
Abordagem quantitativa
Mais frequentemente usada, a abordagem quantitativa tende a ser mais precisa e é baseada em dados estatísticos. Sendo ideal para prazos mais distantes, ela possui alto grau de confiabilidade, baixo custo e menor subjetividade. É preciso ter em mãos a maior quantidade de dados possível, especialmente em relação aos estoques anteriores.
Como pode ser feito o cálculo da previsão de demanda?
Independentemente da forma escolhida, alguns passos devem ser seguidos a fim de ajudar no cálculo da previsão. Dessa forma deve-se priorizar a que mais faz sentido para suas necessidades e o prazo a ser analisado. Confira o passo a passo a seguir:
Conheça as métricas
Se definida a análise qualitativa, é preciso escolher o grupo de consumidores que responderá às pesquisas ou questionários, conhecer as opiniões e experiências de gestores e do time e analisar os negócios com fornecedores. Se for a quantitativa, é hora de escolher o método estatístico que será utilizado e separar dados como:
- receitas;
- unidades vendidas;
- fluxo de caixa;
- oferta e demanda;
- preço;
- vendas em períodos anteriores e mais.
Seja como for, conhecer as métricas que melhor descrevem as necessidades de gestão de estoque de seu restaurante e aplicar melhorias é essencial.
Analise sazonalidades
A sazonalidade é um fator imprescindível de ser analisado durante uma previsão de demanda futura, especialmente em um restaurante.
Uma vez que fins de semana e feriados, como o Dia dos Namorados ou das Mães, tendem a movimentar de maneira diferente estabelecimentos desse tipo, é preciso estar preparado para atender a outro tipo de demanda sem prejudicar os negócios ou os consumidores.
Ao efetuar previsões mensais e comparar com os mesmos meses dos anos anteriores é possível firmar alguns padrões e utilizá-los como norte de seu cálculo sempre levando em conta as informações acima.
Tenha um estoque de segurança
Por isso, é sempre importante ter um estoque de segurança no estabelecimento, pois ele que manterá o negócio em funcionamento em períodos delicados e impedirá que não seja possível servir seus clientes com eficiência. Mas, não se engane, pois até mesmo o estoque de segurança deve ser calculado de forma a otimizar recursos, não devendo ser tratado de forma menos importante.
Os produtos congelados são excelentes auxílios no que diz respeito à previsão de um restaurante, ou seja, eles são cartas na manga caso falte algum produto, e, ao contar com qualidade, oferecem sabor e satisfação ao consumidor.
As quantidades a serem compradas também se torna mais simples de ser realizada, ou seja, minimiza o desperdício por não ser um produto que estraga rapidamente.
Neste caso a Oyshi traz, constantemente, informações sobre previsão de demanda futura e demais métricas a serem analisadas e melhor aplicadas para manter seu negócio em bom funcionamento.
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