Por que investir na padronização de produtos? Entenda

6 minutos para ler

É inegável que a padronização dos produtos é importante para qualquer empresa de food service. Qualidade, eficiência e preços competitivos são apenas alguns fatores relacionados a ela, que fideliza clientes e atrai novos por meio de práticas que geram resultados já testados e comprovados no mercado.

Imagine a sensação de pedir seu prato favorito em um restaurante e, a cada vez, ele vir com sabores e ingredientes diferentes. Isso não parece uma boa ideia, certo? A padronização de produtos tende a minimizar situações como essas no setor alimentício, mas pode ser empregada em qualquer outra área.

Afinal, essa uniformização não serve apenas para sustentar a identidade e imagem de uma marca, mas também para controle de qualidade. Entenda!

O que é a padronização de produtos?

A padronização de produtos é o respeito às normas, regras e regularizações na hora de produzir produtos de qualquer natureza. No que diz respeito a alimentos, mesmo sendo montados por qualquer pessoa, eles devem ser uniformes e seguirem uma estrutura padrão de textura, sabor e tamanho.

De forma geral, produtos padronizados tendem a terem as mesmas características. Isso faz com que o consumidor confie na marca e conheça sua qualidade. Já a marca, em si, pode examinar as necessidades e gostos de seu consumidor e oferecer a ele produtos que ele realmente deseje.

Qual a importância da padronização de produtos?

Além dos fatores já citados, a padronização de produtos permite que a qualidade de um determinado item seja sempre mantida, otimizando a satisfação do cliente. Ela demonstra autoridade por parte da marca, restaurante ou food service e, assim, garante ser a escolha número um de consumidores fiéis — que deixam até mesmo de dar chances a novas marcas por já conhecer o padrão de excelência daquele produto.

Novas marcas e produtos

Marcas e produtos que estão surgindo no mercado também podem se beneficiar da uniformização de produtos. Afinal, elas entram em um cenário competitivo e que exige um alto padrão de qualidade — que não poderá ser seguido se não houver identificação de sua proposta com o público.

Mas como o público poderia se identificar com algo que, a cada compra, se mostra divergente? Em suma, itens que estão desejando garantir um espaço no setor alimentício devem já iniciar suas tarefas seguindo todas as regras de padronização necessárias. Saiba mais sobre elas a seguir!

Como começar a aplicar a padronização em um negócio?

Começar a padronizar produtos é, conforme visto, uma exigência. Para fazer isso, é preciso estar especialmente atento a alguns pontos, que serão melhor descritos a seguir.

Qualidade dos produtos

O controle de qualidade de um produto vai muito além de seu sabor e frescor serem óbvios. Regras, como a definição dos PCC — Pontos Críticos de Controle, devem ser seguidas. Elas influem diretamente na redução de riscos à saúde do consumidor e evitam fraudes econômicas, bem como perdas na qualidade. A equipe de controle deve se focar em:

  • se comunicar de forma transparente em auditorias e com clientes;
  • registrar e ordenar metodologias específicas de trabalho;
  • buscar proteger o meio ambiente;
  • manter boas práticas de higiene e segurança alimentar.

Uniformidade da forma

Uma forma uniforme não é sinônimo de um processo engessado e robotizado, especialmente no que diz respeito ao food service — que visa oferecer um tratamento humanizado para seus clientes. Porém, é função dela garantir que o resultado desejado esteja sempre o mais próximo possível do real.

Padronização do procedimento utilizado

O procedimento utilizado para produzir o item alimentício em questão também deve ser padronizado. É somente assim que todos os itens acima poderão ser atendidos. Essa padronização não diz respeito somente à execução dos alimentos — ela pode ser estendida desde a recepção dos clientes até a música tocada no local.

Quais são as vantagens da padronização de produtos?

Compreendendo a importância e as formas de apostar na uniformização de produtos, resta apenas se informar em relação aos principais benefícios que ela pode trazer para seu food service para colocá-la em prática hoje mesmo.

Profissionalização

Não há dúvida de que um negócio se mostrará muito mais profissional se for padronizado. Pegue uma distribuidora de alimentos congelados como exemplo. Se ela oferecer aos seus clientes, sempre, produtos de alta qualidade, do mesmo tamanho e com experiências semelhantes, as chances de que os pedidos se mantenham fixos é muito mais do que no caso de serviços díspares.

A própria distribuidora deixaria de ter parcerias com seus fornecedores caso os produtos entregues a ela fossem diferentes a cada ciclo de vendas. Portanto, é possível perceber, de maneira intuitiva, o quão benéfica pode ser a padronização.

Melhor marketing

Boas estratégias de marketing demandam informações sólidas para serem criadas. Como uma ação será capaz de divulgar um produto se ele for sempre diferente entre si? Também não será possível exaltar a confiança e segurança de compra junto a uma marca se não houver consistência e estabilidade em seus processos…. Sendo assim, a padronização também é fundamental para o marketing.

Fidelização dos clientes

Clientes fiéis tendem a se relacionarem com marcas nas quais confiam. Isso significa que eles não podem ter sua confiança traída. Ao investir na uniformidade de uma produção você não apenas se certifica de oferecer ao seu cliente o que ele está buscando — dentro dos padrões de qualidade com os quais ele está acostumado, mas também aumenta as chances de angariar novos clientes.

Afinal, marcas conhecidas por fidelizarem clientes por sua qualidade e respeito às demandas dos consumidores tendem a chegar mais longe em termos de divulgação, seja ela boca a boca ou induzida por boas estratégias. Sabendo disso, não deixe de buscar por marcas que respeitam os pontos acima descritos e que os oferecem em todo e qualquer produto adquirido por seus compradores.

Na Oyshi nós conhecemos a importância da padronização de produtos e a garantimos em nossos produtos. Se você deseja ter acesso à qualidade de alimentos congelados devidamente padronizados, seja na hora de distribuí-los e otimizar seus resultados ou de agregá-los ao seu food service, não deixe de entrar em contato conosco e saber ainda mais sobre o que podemos oferecer a você!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-