Mix de produtos: saiba como otimizar o seu ponto de venda

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O mix de produtos é responsável não só por aumentar as vendas, como também amplia a competitividade do seu negócio. O motivo? Você terá em mãos uma boa diversidade de mercadorias, o que garante pontos extras com os clientes. Assim, você sai na frente da concorrência.

Não há dúvidas, nesse sentido, que o mix produtos é uma saída sábia, que vai — inclusive — alavancar o seu negócio. A dúvida, aqui, é: como fazer isso de forma efetiva e prática, otimizando o ponto de venda? Quer alguns conselhos? Continue, então, a leitura!

Conheça bem a sua empresa e o seu público

O primeiro passo para garantir o sucesso dessa nova estratégia é conhecer bem as particularidades do seu negócio. Quando se fala que vai ampliar o mix de produtos, não basta sair comprando de tudo um pouco. Pelo contrário: é preciso ter em mente as peculiaridades da empresa, assim como do seu público-alvo.

Não adianta expandir os produtos oferecidos se eles, por exemplo, não despertam interesse nos clientes ou até mesmo se a empresa não comporta o estoque, gerando desperdícios.

Nesse sentido, é importante esclarecer alguns pontos, como: “qual o tamanho da empresa?”, “é viável investir no desenvolvimento de quais produtos?”, “o que posso ter de diferencial?”. Esses são apenas alguns dos questionamentos que devem ser levados em consideração.

Crie campanhas exclusivas

Existem produtos que vendem por si só. Quer um exemplo? Alimentos congelados, como pizza, lasanha e salgados. Já outros demandam um trabalho maior para serem comercializados, certo? É aí que surge a importância de desenvolver campanhas de incentivo.

A ideia é simples! Crie promoções que visam aumentar as vendas entregando ao cliente algum benefício. Vale desde diminuir o preço na compra de mais itens ou oferecer brindes especiais. O intuito, aqui, é conseguir despertar a atenção do público. Não se esqueça também que essa proposta ajuda a fidelizar os seus compradores.

Atualize o mix de produtos periodicamente

A cada dia surgem novidades distintas e as empresas que não se inteiram das tendências tornam-se obsoletas e perdem espaço no mercado. Por isso, vale a pena fazer uma lista com alimentos inovadores de tempos em tempos.

Nunca deixe de pesquisar, atualizando os seus conhecimentos e, claro, as mercadorias que o seu negócio vai oferecer para os demais comerciantes.

Mensure os resultados

Um erro comum no mundo dos negócios é: implementar uma nova estratégia e esquecer de avaliar os resultados dela. Pense bem: como saber se as ações adotadas estão surtindo os devidos efeitos se não existe um acompanhamento, nem mesmo métricas que analise as consequências?

Perceba, nesse contexto, a necessidade de adotar uma política que mensure os resultados. Somente assim será possível saber se adotar o mix de produtos foi o melhor caminho.

Acredite, um mix de produtos bem elaborado e organizado vai tornar o seu negócio mais atrativo, destacando-o dos demais. Por isso, não pense duas vezes para investir nessa ideia.

Quer, agora, saber como aumentar as vendas? Veja, então, o nosso artigo que ensina como vender mais salgados para restaurantes, conquistando resultados expressivos.

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