Descubra como aplicar estratégias de marketing local no seu negócio

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Para que um negócio possa obter êxito, independentemente da área de atuação, é preciso focar em estratégias de divulgação visando aumentar o alcance e conquistar receitas mais atrativas. Entre essas questões, destaca-se o marketing local. Essa ação nada mais é do que o direcionamento de suas demandas pensadas de forma geográfica, de modo que atraia pessoas que residem nas proximidades físicas de sua empresa.

Por que considerar essa estratégia no ramo de alimentos, especialmente para pequenos negócios? Justamente pelo fato de os deslocamentos em centros urbanos serem dificultados, além de as pessoas serem envolvidas em rotinas corridas. Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para que você entenda como aplicar o marketing local no seu negócio: confira!

Entenda quem é o seu público

Para aumentar as vendas de seu negócio, é preciso oferecer divulgação para o máximo de pessoas possíveis, certo? Errado! Esse pode ser considerado um senso comum entre os donos de pequenos negócios, mas não é adequado para quem deseja efetividade em seus resultados. Afinal, alcançar um grande número de pessoas vai fazer com que alcance até mesmo quem não tem interesse em adquirir os seus produtos.

Por essa razão, o primeiro passo é entender quem é o seu público, qual é a linguagem mais adequada para utilizar na comunicação e quais são os canais onde estão presentes. A partir do momento que você tem esse objetivo, é preciso considerar mais do que apenas a sua região, como também os hábitos de consumo de modo geral.

Tenha objetivos claros

Você já entende quem é o seu público, quais as ferramentas digitais pode utilizar para um alcance significativo e também sabe a linguagem com a qual vai se comunicar. A partir disso, é preciso definir quais são seus objetivos quanto ao marketing local. Eles podem ser muitos, desde atrair novos clientes até fidelizar aqueles que já consomem seus produtos com certa frequência.

Essa etapa é essencial para o sucesso de sua estratégia especialmente porque as ações a serem executadas serão diferenciadas. Conversar com quem já consumiu os itens de seu negócio não vai exigir de você apresentar sobre as qualidades do seu produto e a que ele se refere, concorda? Aqui, o ideal seria oferecer vantagens para voltar a comprar em suas mãos.

Além disso, tenha uma meta bem definida e que seja de acordo com a sua realidade. De nada adianta estabelecer um número que seja muito aquém daquilo que possa alcançar. Vai desmotivá-lo e influenciar para que você deixe de lado as ações desenvolvidas.

Foque no bom atendimento

Marketing local também está relacionado ao atendimento oferecido pela sua equipe. Existem alguns elementos básicos que podem ser adotados pelos profissionais. O primeiro passo é o cumprimento. A saudação precisa ser imediata, de modo que o cliente note que foi percebido e em breve terá o seu pedido efetuado.

Além disso, os colaboradores precisam demonstrar empatia e afeto no trato com o seu público, com o objetivo de que ele se sinta respeitado. Ofereça ajuda sempre que possível e também agradeça pela preferência.

Mas como saber se a postura adotada pelos profissionais estão sendo bem-vista pelos clientes? O indicado é fazer uma pesquisa de satisfação. Aqui, pode-se elaborar alguma coisa simples, como um papel que vai questionar algo bem simples para quem consumiu os seus produtos:

  • qual a nota para o atendimento? (1 a 10)
  • Você voltaria para consumir outros produtos? Sim e não.

Assim, você poderá avaliar em quais pontos poderá aperfeiçoar, visando sempre a satisfação daqueles que já frequentam o seu negócio.

Escolha as melhores ferramentas

Quem se preocupa com o marketing local também está atento com as principais ferramentas online disponíveis. O marketing digital, por exemplo, é um caminho que pode ser considerado. Para dar início a essa estratégia, o primeiro passo é saber quem é a sua persona (representação semi-fictícia de seu cliente ideal). A partir disso, entenda quais são as buscas que ela mais realiza nos canais e faça conteúdos relevantes que respondam às suas dores.

Aqui, trabalhar com a estratégia de SEO local permite que as suas produções sejam focadas na área de atuação. O que significa esse termo? É uma ação que otimiza os seus canais para que o usuário encontre o que precisa nas proximidades de onde está. Entre as vantagens, destaca-se:

  • atração de novo público;
  • aumento das vendas;
  • fidelização de clientes;
  • presença online mais relevante.

Você também pode aproveitar os ganhos das redes sociais para o seu negócio. No Facebook e no Instagram, por exemplo, faça promoções para que outras pessoas conheçam os seus produtos. Uma estratégia bastante adotada é a de sorteios por meio de algumas regras, como:

  • siga a página;
  • curta a foto;
  • marque (x) amigos.

Todo mundo vai querer ganhar a sua premiação, e ainda fazer com que pessoas que ainda nem o conheciam, passem a ter contato com os seus produtos.

Tenha criatividade

Conforme você pôde ter percebido, ao longo de nosso conteúdo mencionamos algumas dicas importantes que estão relacionadas com a criatividade. Há pessoas que digam que não têm esse dom, mas basta desenvolvê-lo. Pesquise outros concorrentes e entenda quais são as estratégias que eles estão utilizando. A partir disso, desenvolva aquelas ações que mais estejam de acordo com a sua realidade, adaptando para os seus produtos e tendo a oportunidade de ampliar os seus ganhos.

Não siga apenas as empresas de sua área. Outros nichos de atuação também podem contribuir para que você tenha insights interessantes — não apenas de marketing local, como também de outras estratégias que geram engajamento no seu público.

Gostou das dicas sobre marketing local, apresentadas neste conteúdo? Para o sucesso de qualquer estratégia, o ideal é contar com um bom planejamento, ter um conhecimento de seu mercado e também avaliar outras ações que as empresas vêm fazendo. Visite os eventos e converse com outros profissionais, pois vai permitir com que os seus números sejam mais positivos, além de estabelecer objetivos que estejam dentro das suas necessidades.

Mas quais são essas estratégias de marketing que podem ser utilizadas no ramo de salgados congelados? Continue em nosso blog e confira as dicas que preparamos!

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