Mandioca: saiba o valor nutricional e seus benefícios para a saúde

4 minutos para ler

A mandioca é uma fonte excelente de minerais, vitaminas e carboidratos especiais, por isso, tratar-se de uma iguaria nutritiva, resistente e barata, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) tem incentivado sua produção e consumo pelo mundo afora, especialmente em países em desenvolvimento, onde o valor nutricional da mandioca faz a diferença.

Dessa forma, neste texto vamos abordar algumas informações sobre esse alimento tão rico, também listamos os principais benefícios para a saúde de quem o consome com frequência. Confira!

Algumas considerações sobre a mandioca

A Mandioca é uma raiz conhecida em nosso país por diferentes formas de falar, como aipim ou macaxeira, varia de acordo com a região. 
A mandioca é cultivada em todos os estados brasileiros, porque é de facil adaptação, e se espalhou por toda a América e por mais de 100 países.

Sendo assim, o Brasil é o segundo produtor de mandioca do mundo e o seu cultivo está entre os oito principais produtos agrícolas do país.
Veja como a mandioca pode ser consumida de várias formas:

  • cozida;
  • frita;
  • purê;
  • tapioca;
  • polvilho;
  • farinha, entre outras.

Se comparamos com a batata, as diferenças dos benefícios da macaxeira são: ela tem maior quantidade de vitaminas A, B1, B2 e C em sua composição e é mais barata. É importante destacar, que os carboidratos presentes na mandioca são liberados com mais lentidão, por isso, não geram picos de glicemia, apesar de ela conter quase três vezes mais calorias que a batata.

Principais benefícios do valor nutricional da mandioca para a saúde

Para ilustrar o valor nutricional da mandioca, como citamos acima, ela é uma excelente fonte de carboidratos além de ser rica em:

  • vitaminas do complexo B;
  • vitamina C;
  • minerais como zinco, magnésio, manganês, cobre e potássio.

Além disso, ela é fonte de fibras e isenta de glúten, sendo importante destacar um alimento tão precioso para a saúde como esse, não é mesmo?
Por isso, listamos abaixo os três principais benefícios que a mandioca traz para o ser humano:

1. Favorece o coração

Como característica do valor nutricional da mandioca há a presença de minerais importantes para a saúde do coração como o ferro, zinco, magnésio, cobre, manganês e o potássio, especialmente esse último ajuda a controlar os batimentos cardíacos e a pressão arterial.

Alem disso, a mandioca contém fonte de fibras, e a ingestão do aipim ajuda a estabilizar os níveis de colesterol, promovendo a melhoria do sistema circulatório.

2. Ajuda a perder peso

Como dissemos, essa raiz tem carboidratos que liberam glicose lentamente para o corpo, e devido a isso os picos de glicose e insulina (onde o excesso é armazenado na forma de gordura) não ocorrem.

Essa liberação lenta ainda aumenta a sensação de saciedade, por isso faz com que a pessoa não sinta fome tão cedo.

Outro fator que colabora para a perda de peso é a quantidade de fibras presentes na mandioca, que melhoram o funcionamento do intestino, viu só?

3. Tem ação anti-inflamatória

Os saponinos e os polifenóis são nomes bastante esquisitos, porém são os dois principais grupos encarregados pela ação anti-inflamatória e analgésica da mandioca. Por ter essa mesma propriedade, a macaxeira também é útil no tratamento de doenças como a artrite reumatoide.

Valor nutricional da mandioca

Em sua análise nutricional de nutrientes, uma porção de 100 gramas de mandioca contém:

  • 30,01 g de carboidratos;
  • 0,6 g de proteínas;
  • 11,1 mg de vitamina C;
  • 100,4 mg de potássio;
  • 22,4 mg de fósforo, entre outros.

Vimos que os benefícios mencionados neste post são poucos perto do que o valor nutricional da mandioca pode nos proporcionar. Porque é benéfica para pessoas que se exercitam, seu consumo é bom para crianças, grávidas e até diabéticos.

Conte para nós, você também se surpreendeu com os inúmeros benefícios do valor nutricional da mandioca?
Sendo assim, se você é um distribuidor, inclua em seu catálogo de produtos.

E se você gostou deste artigo, e acredita que seus amigos também serão beneficiados em saber dessas informações, compartilhe-o agora mesmo nas suas redes sociais!

 

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-