Logística 4.0: entenda o que é e como aplicar na sua distribuidora
As principais teorias de gerência de negócios e empresas estão sempre em movimento. E em meio as novidades, os novos métodos vão ganhando espaço e substituindo práticas obsoletas ou menos eficientes. Nos últimos anos, especialmente por conta dos avanços da tecnologia, a logística 4.0 avançou de maneira significativa como uma tendência na indústria em geral, incluindo aqui as distribuidoras de congelados.
Ao envolver uma maior digitalização e automação dos processos de logística, a logística 4.0 é um assunto que precisa estar entre as prioridades dos gerentes de operações, nas mais diversas indústrias. Por conta disso, a seguir, vamos explicar mais a fundo o que é esse assunto, e quais são os benefícios de sua implementação.
O que é a logística 4.0?
A logística 4.0 chega com a promessa de tornar os processos mais ágeis. Eles transformam as principais operações do dia a dia em eficiência e rentabilidade, fazendo com que a vida das empresas e dos clientes seja mais fácil. O conceito da logística 4.0 está conectada ao mais alto nível de automatização e digitalização das atividades.
São ganhos de agilidade na parte prática, e também no compartilhamento de informações. A integração de recursos como softwares e mecanismos robóticos são os pontos principais nessa evolução na gestão das empresas criada pela logística 4.0.
Mudanças ocasionadas pela logística 4.0
As principais mudanças ocasionadas pela logística 4.0 resultam em mais acessibilidade na relação distribuidora x consumidor, baseado na maior disseminação da informação, descentralizando os processos. Em exemplos mais práticos, podemos mencionar as empilhadeiras que são guiadas de forma automatizada. Através de softwares de comando, o gestor consegue programar os movimentos do equipamento ao longo do galpão de distribuição.
Uma outra mudança se dá na entrega. As empresas com maior investimento em pesquisa e desenvolvimento já implementam as entregas por meio de drones. Já imaginou receber sua entrega direto na porta de casa por meio de um recurso como um drone – essa é uma mudança que a indústria 4.0 pode tornar comum em breve.
A maior integração entre os recursos humanos e materiais tem o potencial de tornar o trabalho mais seguro para todos, como também diminuir os custos operacionais, fazendo com que a atividade logística seja mais precisa e com menos perdas.
Os benefícios da logística 4.0, e como implementar
Entre os principais benefícios da logística 4.0, podemos citar:
- Diminuição dos custos de armazenamento e estocagem de matéria-prima e produtos;
- Maior integração das operações com os recursos digitais, ilustrando melhor toda a cadeia de produção e distribuição;
- Menor número de erros de trabalho manual, com a colheita e uso dos dados facilitados;
- Ganhos no controle das linhas de produção e distribuição dos produtos, manejando melhor o fluxo de materiais, e os excedentes no geral.
A logística 4.0 traz uma importante mudança na cultura de qualquer empresa. Por conta disso, o processo de implementação pode trazer mudanças organizacionais significativas. As novidades precisam, a princípio, ser compreendidas dentro da rotina pelos funcionários, para que então a aceitação e a implementação caminhem junto da capacitação e integração da força de trabalho.
Além disso, a mudança estrutural é um ponto a ser avaliado. A logística 4.0 tende a diminuir os desperdícios, e também os times de trabalho na distribuição. O maior desafio é conectar fielmente a cadeia de suprimentos, produção, para então entregar uma distribuição mais eficiente, o principal diferencial dessa novidade.
Ficou interessado pela logística 4.0 e suas novidades? Então você precisa ler nosso artigo com dicas para uma boa gestão de frota de caminhões!