5 dicas de liderança e motivação de equipe de vendas para iniciar bem 2019

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A liderança e motivação de equipe de vendas é algo que precisa ser continuamente estimulado pelos gestores. De fato, as campanhas de incentivo contribuem para aumentar o volume de negócios, mas também é essencial contar com um bom planejamento.

Assim sendo, mobilizar os funcionários para a ação é uma das atribuições dos bons líderes, que devem acompanhar e participar de todo o processo de vendas. Por isso, destacamos neste post as 5 principais dicas nesse sentido para iniciar bem 2019. Confira!

Algumas considerações sobre liderança e motivação de equipe de vendas

Nesse caso é importante ter criatividade com o uso de recursos de comunicação, premiações e brindes que despertem o desejo de realizar o melhor trabalho, com celebração e reconhecimento às melhores performances.

É muito comum ouvirmos em palestras sobre gestão de pessoas que a motivação é uma porta que só é possível ser aberta por dentro. Essa afirmação baseia-se na diversidade entre as pessoas, que se sentem mais ou menos propensas a se comprometerem com determinados desafios, visto que isso vai depender de suas crenças, interesses e objetivos pessoais.

No ambiente corporativo, a liderança e motivação de equipe de vendas depende de esforços bem-ordenados. Afinal, como só conseguimos abrir essa porta por dentro, no momento de pedir autorização para entrar devemos fazer uso de uma boa estratégia, um planejamento bem-feito e de muita criatividade.

Principais dicas de liderança e motivação de equipe de vendas

1. Saiba delegar e passar responsabilidades para cada vendedor

De maneira geral, as pessoas querem pertencer a algo maior e ter a chance de gerenciar grandes projetos, regiões ou até mesmo metas de vendas. Assim sendo, aqueles profissionais comprometidos não querem e não gostam de ficar sentados de braços cruzados o dia todo.

São pessoas que desejam provar suas habilidades e comemorar quando finalizarem os projetos. Afinal, o que pode ser feito para criar essa energia e empolgação? Antes de tudo, um bom líder capacita seu time e mostra que pode confiar neles com a delegação de:

  • grandes projetos;
  • gestão das principais regiões a eles;
  • crença na realização do trabalho solicitado.

Quando a chefia demonstra confiança em sua equipe, normalmente os vendedores retribuem com trabalho duro, dedicação e entrega de resultados positivos.

2. Estipule metas de vendas desafiadoras, mas possíveis de serem atingidas

Uma campanha de incentivo bem estruturada tem metas de vendas claras, que precisam ser atingidas para que as pessoas possam ser reconhecidas e premiadas. Nesse sentido, os resultados devem ser regularmente compartilhados para que todos fiquem cientes de suas posições e o que precisam ajustar em suas estratégias para atingir o objetivo final.

Empresas que priorizam uma gestão flexível e parametrizável conseguem obter esses números em tempo real. Dessa forma, viabilizam o desenho de novas estratégias, motivam quem não apresentam boa performance a aprender com os funcionários que se destacam.

3. Motive os vendedores com premiação adequada às vendas realizadas

Além do reconhecimento público, outra maneira de exercer a liderança e motivação de equipe de vendas é oferecer premiações, para que assim, eles também sintam-se condecorados pelo bom trabalho que têm realizado. Para tanto, a empresa deve oferecer, entre outras opções:

  • viagens com acompanhantes (nacionais e internacionais);
  • computadores;
  • tablets;
  • smartphones.

Portanto, o importante é que sejam produtos ou serviços que sirvam de incentivo para que o time comercial continue a se esforçar a fim de alcançar dia após dia uma excelente performance.

4. Apresente o planejamento estratégico da empresa

Um dos fatores que desmotiva o grupo de vendas é a falta de clareza no planejamento estratégico. Dito isso, na hora que uma campanha se inicia, tudo tem que ser explicado de forma objetiva e transparente, sem ambiguidades ou ruídos de comunicação.

No mesmo sentido, o ideal é manter um canal único com o objetivo de as pessoas conseguirem tirar suas dúvidas. Além disso, a documentação do planejamento tem que ficar acessível para toda a equipe, precisa ser amplamente divulgada e eventuais mudanças no decorrer do período devem ser comunicadas o mais rápido possível.

5. Ofereça treinamentos e boas ferramentas de trabalho

Além das quatro dicas que acabamos de compartilhar com você, uma outra excelente forma de levar a motivação para a sua equipe de vendas é oferecer treinamentos constantes aos vendedores.

Isso porque o colaborador sente-se imensamente valorizado quando a empresa para a qual trabalha contribui para o seu crescimento pessoal e profissional, por meio do aprimoramento de suas capacidades, habilidades e de seus conhecimentos.

Dessa forma, a capacitação em vendas deve ser uma prática constante, com o intuito de os vendedores conhecerem novas técnicas e obterem ferramentas capazes de fazer com que seus resultados e os da própria organização sejam mais incríveis!

Por fim, dominar as melhores técnicas não é suficiente para que a sua empresa seja líder de mercado. É fundamental que, além de exercer a liderança e motivação de equipe de vendas, o seu time compartilhe dos seus anseios e objetivos e esteja ao seu lado. Assim sendo, as chances de que os seus negócios mantenham-se atuantes e prósperos no ambiente corporativo aumentam bastante.

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