Conheça a história do bolinho de bacalhau e seu desenvolvimento
Ele é queridinho não só como um petisco para acompanhar uma cerveja gelada, mas também como entrada em restaurantes finos. É dele mesmo que estamos falando: o bolinho de bacalhau.
O amor por ele é tão grande, que chegamos a pensar que o produto tem origem nacional, não é mesmo? Mas a história não é bem assim. A iguaria, na verdade, surgiu em Portugal. E não para por aí — ele se tornou especialidade da culinária no Mediterrâneo e, nos dias atuais, também faz parte do cardápio de Espanha, Itália, França, Holanda e, claro, do país verde e amarelo.
Interessou-se pelo assunto e quer saber mais sobre a história desse alimento tão saboroso? Continue a leitura!
Laços fortalecidos que se estendem à mesa
A presença do bolinho de bacalhau nas mesas tupiniquins se deu graças à chegada da Família Real ao Rio de Janeiro, no século 19.
Não se sabe, no entanto, exatamente qual região em Portugal que originou o petisco, mas a receita era prato importante no lendário Antiquarius. Aliás, o empreendimento, até hoje, é considerado um dos melhores da cidade Alentejo.
Iguaria milenar graças à fácil conservação
Acredite: o bolinho de bacalhau revolucionou a alimentação. O motivo? A fácil conservação do bacalhau, que mantinha seus nutrientes mesmo depois do devido corte e do salgamento.
Para você ter ideia do quão antigo é o bolinho de bacalhau, a primeira receita oficial da iguaria saiu em 1904, no livro intitulado como Tratado de Cozinha e Copa de Carlos Bandeira de Melo, oficial do exército português.
Receitas distintas, sabores impecáveis
Se existe uma regra na cozinha é: cada um é livre para usar os temperos e itens de que mais gosta. Afinal, cada pessoa tem uma particularidade e quer dar aquele saborzinho especial ao alimento. Só que, quando se falava em bolinho de bacalhau, havia um item básico na preparação, além do bacalhau — é claro. Trata-se da batata.
Contudo, o cenário, hoje, é outro. Com o desenvolvimento da indústria alimentícia, que busca por produtos duráveis, saudáveis e de fácil preparo, a iguaria teve uma modificação. Hoje, o bolinho de bacalhau é feito também com a mandioca no lugar da batata.
A busca por novos processos produtivos, assim como novas embalagens e métodos de fabricação inerentes ao desenvolvimento da indústria alimentícia, aumentou o leque de possibilidades culinárias — tanto para os empresários quanto para os clientes.
Qualidade e paladar como o “x” da questão
Agora que você já entendeu um pouquinho mais sobre a história dessa iguaria tão peculiar, quer uma sugestão de bolinho de bacalhau à base de mandioca? Conheça, então, a Oyshi, marca que atua na produção de alimentos congelados aliando qualidade e sabor.
A Oyshi trabalha com mais de 100 produtos derivados da mandioca, por meio de uma tecnologia exclusiva. Coxinha, pão de queijo, quibe, risoles, bolinha de queijo e o famoso bolinho de bacalhau são apenas alguns dos itens que constam no mix de produtos.
Gostou da nossa proposta e quer mais detalhes da nossa iguaria? Confira, então, como preparar um bolinho de bacalhau irresistível — daqueles de dar água na boca.