Food service: aprenda a fazer uma gestão de pedidos eficiente

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O conhecimento referente a margens de lucro, custos e de estoque de um food service é fundamental para o seu sucesso. Porém, a experiência do usuário também se configura como um dos principais pontos a serem considerados na hora de se tornar uma referência de mercado. Para isso, é fundamental conhecer boas práticas de gestão de pedidos.

A gestão de pedidos diz respeito a otimizar os processos de entregas sem erros, demoras, inconsistências e desorganizações, consequentemente fidelizando mais clientes por meio de bons serviços e de qualidade na entrega. Isso, por sua vez, gera uma melhor gestão de clientes e imagem da empresa.

Deseja saber como garantir uma gestão de pedidos realmente eficiente? Não deixe de conferir as dicas deste artigo!

O que é food service e como seu mercado tem crescido?

O food service, também chamado de Mercado de Alimentação Fora do Lar, é um segmento do setor de alimentos que abriga a produção de refeições, lanches, bebidas e demais produtos consumíveis, incluindo aqueles que se configuram como delivery ou take-away.

O crescimento desse mercado tem sido extremamente positivo e traz opções para empreendedores que desejam se arriscar ao abrir um negócio sem deixar de lado segurança e rentabilidade. Porém, a capilaridade dos processos, especialmente no que diz respeito à gestão de logística, é fundamental para a manutenção do progresso, segundo dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, a Abrasel.

Além de estimular um desdobramento positivo para a indústria de food service, uma boa gestão de pedidos traz uma série de benefícios para aqueles que investem nela. A seguir, entenda mais sobre a importância dessa prática e algumas vantagens.

Qual é a importância da gestão de pedidos e como efetuá-la?

A importância de uma gestão de pedidos eficientes se resume a mais do que satisfazer o consumidor. Ela permite que o estabelecimento seja capaz de determinar estratégias e ações que devem ser implantadas ou excluídas do andamento do negócio, otimizando resultados internos em termos de comunicação e lucros.

Ferramentas de gestão de pedidos

Existem dezenas de softwares disponíveis para auxiliar a gestão de pedidos de um food service. Dom Delivery e Bibifood são apenas alguns deles. Independentemente da escolha, é fato que softwares e tecnologias são capazes de oferecer extrema otimização no que diz respeito à gestão de qualquer negócio. Algumas vantagens obtidas por meio deles são:

Ao obter acesso a todos esses pontos de forma integrada, torna-se muito mais simples seguir as dicas certas para uma gestão de pedidos realmente eficiente. Confira quais dicas são essas a seguir.

Como melhorar e cuidar da gestão de pedidos no food service?

Tendo em mãos as ferramentas certas, é chegada a hora de analisar, na prática, como gerir pedidos de forma consistente, sem erros e em tempo. Afinal, um food service de qualidade não apenas entrega um pedido a tempo. Ele o faz com o máximo de qualidade, cordialidade e satisfação quanto possível. Confira.

Estabelecer processos

Ao estabelecer processos e etapas na produção dos pedidos, torna-se muito simples identificar possíveis gargalos que impedem a gestão de atuar em seu máximo potencial. Seja uma falha de comunicação interna, desperdício de alimentos ou demora no preparo, ao determinar uma sequência lógica em seus processos, será simples identificar problemas a serem resolvidos e garantir satisfação para todos os envolvidos.

Investir em treinamento

Uma equipe que atua em sua máxima competência deve ser treinada. Afinal, sem alinhamento, não é possível que os colaboradores entendam como aplicar a visão estratégica mais adequada ao food service em questão, desperdiçando talentos e tempo entre um preparo e outro.

Isso também pode ser feito por meio de uma software de gestão, porém voltado para automação comercial. Ele faz com que os resultados sejam mensurados a gosto do gestor, que interpretará os dados a fim de oferecer treinamentos voltados para as necessidades de cada um dos colaboradores.

Ter relatórios de vendas

Falando em mensuração, as vendas são parte fundamental deste processo. Sem medir o faturamento do negócio por dia, semana, mês e ano, será difícil entender como aprimorar o desempenho de seu food service e trabalhar com objetivos pontuais. O uso de ferramentas de gestão financeira não só facilita o fluxo de caixa como também permite o acesso a um panorama da empresa.

Qual é a importância do uso de indicadores no food service?

Existem indicadores fundamentais que devem ser analisados por quem busca uma gestão de pedidos eficientes. Afinal, não é possível controlar os processos de um food service com eficácia sem controlá-los. Três deles estão melhores explicados abaixo.

Tempo de ciclo do pedido

Esse é um importante indicador que aponta o tempo e o desempenho do processo que se estende desde o pedido até sua entrega ao consumidor final. É sempre interessante buscar otimizá-lo, uma vez que isso influi diretamente na economia de recursos e tempo do delivery enquanto oferece maior satisfação para o consumidor.

On-time e in-full

Estes, por sua vez, são indicadores que mensuram a qualidade do serviço. Se eles foram entregues a tempo (on time) e seguindo todas as recomendações do consumidor (in full), ele será positivo e comprovará os bons serviços do food service. Caso contrário, é preciso efetuar as modificações necessárias para maximizá-lo.

On-time delivery

Voltado para os food services que oferecem delivery para seus consumidores, esse indicativo analisam os prazos para entrega de pedidos, seja por aplicativo ou em contato direto com o estabelecimento. O prazo não deve respeitar apenas o estipulado pelo comércio, mas também deve respeitar as expectativas do cliente.

A gestão de todos os pontos acima citados pode ser feita por meio de softwares modernos e tecnológicos, que ampliam o acesso a bons resultados. Uma gestão de pedidos eficiente está diretamente ligada a melhorias internas no estabelecimento. Por meio delas, pode-se prezar pela qualidade dos produtos ofertados e por crescimento no negócio.

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