Como traçar uma gestão de metas para food service?

Como traçar uma gestão de metas para food service?
6 minutos para ler

A gestão de metas é parte fundamental do crescimento de qualquer negócio. Em um food service ela traz diversos benefícios que promovem o crescimento da organização, aprimoram o engajamento do time e a criação de objetivos cada vez mais ambiciosos e que permitem que a empresa se expanda.

Porém, para que seja possível aproveitar essa gestão da melhor forma possível, é essencial que a empresa saiba como traçar metas da forma adequada, garantindo que elas se encaixem nas necessidades do food service e que elas realmente ampliem o sucesso do negócio.

Se você deseja saber como fazer isso e quais vantagens estão agregadas à definição de metas, confira as dicas que a Oyshi trouxe para você neste post!

O que é gestão de metas?

A gestão de metas é a criação, por parte dos líderes e gestores da equipe de um food service ou de qualquer outro tipo de negócio, de objetivos a serem alcançados em um determinado período e por meio de esforços coletivos. Assim como qualquer outro tipo de gestão, sua ideia é otimizar os passos caminhados pela empresa, alavancando seus resultados em etapas.

Toda organização conta com uma quantidade específica de recursos a serem administrados. Elas atuam de forma a suprir, sem falhas, a execução de todas as tarefas de um time de colaboradores. Quando esses recursos são direcionados corretamente, eles permitem que haja o máximo de sucesso possível em cada processo executado pela equipe.

Para delimitar e cumprir metas adequadamente, é fundamental investir na gestão de pessoas e de recursos da empresa, que tratará para o negócio ainda mais vantagens.

Qual é a importância da gestão de metas em um food service?

Um food service depende da qualidade dos produtos que serve e de um bom relacionamento com seus clientes para ser bem-sucedido. Porém, antes de chegar a esse ponto, é imprescindível que a equipe esteja alinhada e que a parte interna da empresa saiba quando, onde e como chegar nos resultados desejados. Com uma boa gestão de metas, além de alcançar tudo isso, otimiza-se o negócio.

Crescimento do negócio

Uma empresa que não visa sua melhoria contínua será, muito provavelmente, ultrapassada pela concorrência. Por outro lado, aquela que delimita metas para cada final de ciclo tende a crescer sempre. De forma alinhada com o mercado e com as necessidades de seu público-alvo, esse crescimento expande a empresa não só em tamanho, mas também em termos de bons resultados.

Produtividade da equipe

A gestão de colaboradores é outro ponto de extrema importância para qualquer negócio. Afinal, sem funcionários qualificados, capacitados e que sabem onde precisam chegar, é improvável que haja alinhamento da comunicação interna e motivação para realizar determinadas tarefas. Nesse momento, estabelecer metas pode ajudar o time a colaborar, trabalhar em equipe, maximizar seu potencial e ser mais produtivo, visto que haverá um objetivo a ser alcançado.

Alcance de mais objetivos

A cada meta atingida, uma nova meta pode ser criada. Isso significa que um ciclo contínuo de motivação será implantado na empresa, impedindo que períodos de baixa produtividade se tornem frequentes e atrapalhem o bom andamento do negócio.

Vamos utilizar como exemplo um case de sucesso. A Subway, rede famosa de lanches, obteve um crescimento de mais de dez vezes em dez anos. Isso aconteceu uma vez que sua meta se tornou, além de reter clientes, aumentar a relevância de sua marca e agregar valor aos seus produtos.

Por meio de trabalho em equipe, auxílio profissional e a delimitação de objetivos voltados para posicionamento de mercado, alteração do menu e análise de dados, a empresa conseguiu se tornar referência em desenvolvimento de produtos.

Como implementar metas alcançáveis no food service?

Gerir recursos, planejar, ser realista e monitorar resultados. É preciso compreender cada um desses passos a fim de implementar a gestão de metas de um negócio. Confira!

Fazer um planejamento

Planejar objetivos e delimitar metas por meio deles é algo imprescindível a se fazer para chegar ao sucesso. Na abertura de uma empresa, o plano de negócios é essencial. Da mesma forma, no investimento de seu crescimento e melhoria contínua também é preciso contar com estratégias pontuais. Antes mesmo de começar a colocar tarefas em prática, planeje-as a curto, médio e longo prazo.

Identificar os recursos disponíveis

É preciso conhecer todos os recursos disponíveis em seu food service para saber como utilizá-los em seu máximo potencial. Sem uma visão profunda e completa do que entra e sai na empresa e do que mantém seu negócio ativo, é impossível contar com uma gestão de metas otimizada.

Trabalhar com poucas metas por vez

A vontade de crescer e desenvolver seu negócio pode ser grande e estimular você a colocar diversos projetos em voga de uma só vez. Porém, essa não é uma boa ideia. Vários métodos de gestão já comprovam que separar um grande plano em etapas menores facilita a chegada até o sucesso. Portanto, trabalhe com poucas metas por vez e de forma que, unidas, elas atinjam um cenário mais amplo no final.

Escolher metas realistas

O bom conhecimento dos recursos de sua empresa e o trabalho com poucas metas de cada vez faz com que haja uma tendência à escolha de objetivos realistas. Ainda assim, é muito importante ter em mente que o topo de qualquer escalada é atingido em um passo de cada vez. Seja realista e caminhe de acordo com as possibilidades de sua empresa. Faça o mesmo com os prazos. Exaurir sua equipe não aumentará sua produtividade, mas a afetará negativamente.

Avaliar e acompanhar a meta

Não deixe de utilizar ferramentas e métricas de análise e acompanhamento para avaliar os resultados atingidos em busca do alcance de metas. Afinal, de nada adianta traçá-las de forma correta e não monitorá-las. Invista nisso!

Sabendo qual é a importância das metas e quais passos podem ser seguidos para atingi-las, não deixe de traçar caminhos para levar sua empresa rumo ao seu máximo potencial. Assim, seu food service se tornará uma referência no mercado!

Se você gostou do conteúdo sobre gestão de metas apresentado, não deixe de assinar nossas NEWS!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-