3 estratégias que você precisa começar a aplicar na gestão de filas
Os serviços de Food Service estão crescendo por todo o mundo e um dos principais fatores a que isso se deve é a mudança no comportamento do consumidor moderno, que prioriza a alimentação como uma experiência importante de seu dia.
No entanto, o fato da demanda por esse tipo de serviço estar cada vez mais alta, acaba trazendo alguns inconvenientes para as empresas, como o excesso de pessoas nas filas que, por sua vez, cria demora no atendimento e insatisfação nos clientes.
Por isso, neste conteúdo mostraremos algumas dicas importantes sobre como realizar uma gestão de filas eficiente em seu negócio. Quer saber mais sobre o conteúdo? Então acompanhe a leitura do artigo para conferir!
Como o tempo de espera na fila pode prejudicar o negócio?
De acordo com um levantamento de dados realizado pelo Datafolha, em 2014, em São Paulo, de 805 pessoas entrevistadas, todas moradoras da capital paulista, aproximadamente 46% enfrentam filas em bares e restaurantes.
O grande problema disso é que filas em estabelecimentos de alimentação fora de casa sempre geram dois sentimentos ambíguos para os empreendedores: uma grande satisfação de ver que sua empresa está sendo procurada por muitos consumidores, e o medo de que eles estejam insatisfeitos com a possibilidade de demora no atendimento.
De fato, o segundo sentimento pode ser um grande problema e afetar não apenas a lucratividade do negócio, mas a sua imagem e credibilidade diante do público, levando as pessoas a procurarem a concorrência como forma de solucionar o problema.
Como melhorar a gestão de filas em sua empresa?
Agora que você já tem uma perspectiva mais ampla sobre o assunto, mostraremos algumas dicas importantes sobre como otimizar a gestão de filas em seu estabelecimento do setor alimentício.
1. Treine seus colaboradores
Uma gestão de filas eficiente é sinônimo de processos ágeis no restaurante, não é verdade? Apesar do principal fator que leva um estabelecimento a formar fila ser o limite de sua capacidade de atendimento no local, existem outras questões secundárias que afetam diretamente a situação, como:
- a quantidade de garçons ou atendentes;
- o ritmo dos colaboradores que trabalham na cozinha;
- os recursos tecnológicos que o restaurante utiliza.
Sendo assim, para reduzir o tempo de espera na fila e, consequentemente, aumentar a rotatividade nas mesas, é fundamental investir no treinamento de sua equipe, tanto de atendimento quanto da cozinha.
2. Invista em tecnologia de autoatendimento
Por falar em tecnologia para restaurantes, você já ouviu falar nas estações de autoatendimento? Não apenas no setor alimentício, mas em empresas de variados segmentos do mercado, essa é uma tendência que tem inovado o atendimento ao cliente.
Tratam-se de equipamentos nos quais o consumidor tem a autonomia de realizar o próprio pedido, sem necessitar de um atendente para intermediar o processo. Isto é, o indivíduo interage com uma máquina que anota todos os seus pedidos e, ainda, permite que ele realize o pagamento. Por fim, basta aguardar o tempo de entrega. Ou seja: nada de filas;
3. Disponibilize atendentes com tablets nas filas
Algumas organizações de grande porte já entenderam que as filas são inevitáveis, principalmente em determinados períodos como nos finais de semana e em datas sazonais.
Como saída, passaram a adotar práticas inteligentes e recursos tecnológicos para agilizar o atendimento, como é o caso do Burguer King, por exemplo, que nas próprias filas, disponibiliza atendentes que anotam os pedidos dos clientes, para que quando eles cheguem no caixa só precisem realizar o pagamento.
Isso reduz o tempo de escolha dos alimentos e faz com que o tempo de atendimento seja otimizado ao máximo. E a melhor parte: o investimento é baixo, já que os pedidos são anotados em tablets com aplicativos integrados ao sistema do restaurante.
Como você pôde conferir neste conteúdo, a gestão de filas pode ser aprimorada com uso de tecnologia em empresas de Food Service, solucionando um dos grandes problemas que o setor enfrenta e aumentando o índice de satisfação dos consumidores.
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