Aprenda 5 ações de como fidelizar clientes

6 minutos para ler

Você sabia que conquistar um novo consumidor fica muito mais caro para um empreendimento do que entender como fidelizar clientes? Se sabe, mas ainda sente que a fidelização à sua marca pode melhorar, está na hora de colocar em prática algumas ações para manter a recorrência dos seus compradores e ganhar mais com isso.

Compreender como fidelizar clientes tornou-se uma regra para qualquer tipo de empresa, seja uma padaria, seja uma lanchonete, seja um restaurante, seja um supermercado — principalmente em razão de tratar-se de um setor tão saturado de produtos semelhantes ao seu.

Neste post, apresentamos a importância de saber como fidelizar clientes, além de 5 dicas imperdíveis para começar a colocar em prática agora mesmo! Confira!

Qual a importância da fidelização de clientes para o negócio?

Sentindo-se satisfeitos com o tratamento e com os benefícios que estão recebendo, os compradores fiéis continuarão adquirindo seus produtos repetidamente.

Além disso, a tendência é que eles façam mais de uma compra, o que aumenta também as chances de que eles experimentem outras variedades de mercadorias oferecidas por sua empresa.

A verdade é que clientes fiéis tornam-se grandes embaixadores da marca. Isso significa que, quando você proporciona a eles uma vivência positiva, é muito possível que compartilhem com familiares e amigos a respeito do que presenciaram em seu estabelecimento.

Partindo do pressuposto de que grande parte dos indivíduos é influenciada por outros do seu convívio, essa “evangelização” por parte de seus clientes fiéis oferece à sua marca uma evolução em relação a quem ainda não tem familiaridade com o seu negócio — e isso é maravilhoso para a melhoria dos seus resultados.

Quais as dicas para saber como fidelizar clientes?

Agora que você já sabe a importância da fidelização de clientes para o sucesso do seu empreendimento, apresentamos as 5 principais dicas para você colocar em prática agora mesmo.

1. Aposte na experiência do cliente

Se um dos seus desejos é reforçar os seus valores e manter a sua empresa na mente dos consumidores, procure uma maneira de surpreendê-los. Para tanto, é crucial apostar suas fichas na experiência que você oferece ao seu cliente.

Algumas vezes, isso implica ser mais flexível nas negociações. Até porque cada pessoa tem seus próprios desafios e suas circunstâncias. Vamos imaginar que você seja dono de uma distribuidora de alimentos congelados, e que a sua regra para devolução da mercadoria seja de sete dias. No entanto, um comprador não conseguiu devolvê-la nesse prazo por não estar na cidade ou por outro motivo.

Em vez de negar a devolução e desagradá-lo com isso, não seria mais cordial atendê-lo, entender os seus motivos e fazer um reembolso ou oferecer um crédito em seu estabelecimento?

Certamente, essa postura faria com que ele se sentisse mais satisfeito e com maior propensão a voltar a fazer mais negócios com a sua empresa no futuro. Nessa hora, ser intransigente e tentar seguir as normas à risca não colabora em nada.

2. Ofereça produtos de qualidade

Hoje em dia, tanto produtos quanto marcas, e, até mesmo, locais de venda, são, em sua maioria, muito parecidos. Para realmente entender como fidelizar clientes, é necessário buscar elementos que promovam sua empresa frente à concorrência. Em outras palavras, é preciso ter um diferencial competitivo.

Assim sendo, a qualidade pode, sim, ser um ponto de destaque dos seus produtos, visto que muitos fabricantes não se preocupam com isso. Além disso, a qualidade nem sempre está ligada à escolha das melhores matérias-primas, embora isso influencie bastante.

Se, por exemplo, a sua empresa cuida dos próprios processos de produção de perto, desenvolvendo tecnologias próprias ao longo de toda a cadeia produtiva, aí está um dos grandes diferenciais competitivos do seu negócio — e os clientes gostam de obter esse tipo de informação.

3. Disponibilize programas de fidelidade e benefícios

Muitos restaurantes, por exemplo, fazem uso frequente de programas de fidelidade, principalmente os self services. Um dos mais comuns é a troca de cartões preenchidos com 10 refeições acumuladas por descontos e, até mesmo, uma refeição gratuita.

Esse tipo de ação relacionada ao modo como fidelizar clientes também pode ser utilizado por empresas que vendem para outras empresas, a chamada relação B2B. Porém, nesse caso, a diferença é que esses programas precisam ser mais sérios e menos lúdicos.

Uma boa ideia é oferecer prazos mais dilatados ou cortesias aos clientes que compram com mais assiduidade. Se eles forem varejistas, também é interessante entregar um material para divulgação no ponto de venda, disponibilizar treinamento para os vendedores deles ou acesso a cursos on-line.

Quando executado de maneira acertada, um programa de fidelidade é capaz de aumentar o ticket médio, gerar mais receita e ampliar o market share do negócio.

4. Tenha uma política de descontos

Se é verdade a afirmativa de que os clientes fiéis são capazes de responder por até 65% de todo o faturamento de um empreendimento, esses consumidores merecem, pelo menos, um tratamento diferenciado. Para tanto, aposte em ações de relacionamento, como a oferta de cupons de desconto.

Além disso, para o público fiel, vale a pena antecipar ofertas e lançamentos e investir em conteúdo personalizado. Afinal, é preciso ter em mente que ele é o maior capital de uma marca.

5. Forneça serviços adicionais

É preciso pensar no que mais os consumidores podem encontrar de útil no produto oferecido pela sua empresa.

Para isso, ofereça dicas de como servir os alimentos, técnicas para a melhor conservação e o armazenamento dos itens, treinamentos de vendas para os funcionários, explicações sobre como deve ser feito o transporte de alimentos congelados, entre outros serviços. O importante é que o comprador saiba que você não está ali só para vender.

Por fim, tenha em mente que entender como fidelizar clientes não é o suficiente para você, de fato, conseguir fidelizá-los. Se o produto que você oferece em seu estabelecimento no setor de alimentos não for bom, de nada adiantará, afinal, o cliente não voltará. Por isso, tenha muita atenção para a importância de escolher bons fornecedores e fazer boas parcerias de negócios.

Se você gostou dessas dicas, veja também, agora mesmo, nosso outro post com mais informações sobre o mix de produtos e a forma como otimizar o seu ponto de venda!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-