Entenda como escolher uma distribuidora de alimentos congelados

Como escolher uma distribuidora de alimentos congelados
7 minutos para ler

Parceiros comerciais são uma força propulsora para negócios de sucesso e, seus fornecedores podem ser seus maiores aliados ou seus grandes inimigos nessa jornada. Por isso, é importante saber escolher bem com quem você trabalha — tanto em relação aos colaborados quanto aos potenciais parceiros.

Lembre-se, aqui, de que parceiros renomados podem tornar o processo muito mais efetivo e simples, ajudando-o a conquistar de vez o mercado. É nesse sentido que surge a importância de escolher bem a distribuidora para o seu negócio.

Para ajudar você a escolher uma distribuidora de alimentos congelados que esteja ao seu lado e impulsione sua empresa na direção certa, preparamos um conteúdo especial. Confira!

Identificando uma boa distribuidora

Algumas características estarão presentes em qualquer boa distribuidora de alimentos congelados do mercado, e é importante que você saiba como identificá-las.

Oferecer treinamento para a venda do produto

É do interesse da distribuidora que você e seus vendedores consigam mostrar ao consumidor final os melhores aspectos daquele produto. Dessa forma, tanto você quanto a distribuidora saem ganhando, e o ciclo de compra e venda se retroalimenta.

Por isso, uma empresa séria colocará à sua disposição os profissionais para ministrarem treinamentos gratuitos de como vender seus produtos. Esses treinamentos ajudarão os seus vendedores a colocar o produto em destaque e chamar a atenção do consumidor de forma positiva.

Contar com uma boa variedade de produtos

Uma empresa que conte com apenas um produto provavelmente está chegando agora no mercado de trabalho, e provavelmente ainda não passou por situações de crise ou não conta com uma estrutura de peso para atender grandes demandas.

Já uma empresa com um portfólio variado, por outro lado, não apenas conseguirá ofertar condições de pagamento mais interessantes, como dará a você a possibilidade de atender uma gama muito maior de clientes, com gostos e preferências variados.

Apresentar ingredientes de qualidade

Embora óbvio, é sempre bom lembrar: nada substitui a qualidade. Os consumidores estão cada vez mais atentos àquilo que compram e dispostos a pagar um pouco mais caro por um produto de qualidade superior. Por isso, sempre dê preferência a fornecedores que prezam pela qualidade de seus ingredientes.

Estar disposta a negociar

Fornecedores sérios e de grande porte sempre se colocam abertos a negociações, seja de preço, prazo ou condições de compra em geral. Lembre-se de que você está vendendo o produto deles, logo, quanto mais você vender, mais eles ganham também.

Às vezes, eles podem não conseguir reduzir o valor do produto, mas pode aumentar o prazo de pagamento. O importante, aqui, é que eles estejam dispostos a conversar e oferecer uma alternativa que seja viável para ambas as partes.

Como acertar na escolha

Agora que você já sabe o que identifica uma distribuidora de alimentos congelados de qualidade de empresas menores, chegou a hora de saber o que levar em conta na hora de escolher seus parceiros.

Confira a estrutura da empresa

Ao lidar com alimentos, a segurança e a higiene são fundamentais, mesmo com produtos congelados. Por isso, antes de fechar um contrato, visite as instalações da empresa, peça para ver alvarás de inspeção sanitária e conheça sua rotina de trabalho.

Dessa forma você garante a saúde dos seus clientes ao mesmo tempo em que se relaciona com uma empresa que preza por manter suas operações dentro dos parâmetros legais.

Conheça o tempo de entrega

Outro item que não pode ficar de fora dessa lista é o tempo de entrega das mercadorias. Pergunte qual o tempo padrão para entregas de produtos depois que os pedidos forem recebidos, se existe uma limitação de horários para entrega ou quantidade mínima para fechar um pedido e como a distribuidora lida com pedidos emergenciais.

Em outras palavras, dê atenção redobrada a questão da logística. Certifique-se, nesse aspecto, que a empresa honra não só com os prazo mas também com as condições comerciais acordadas. Afinal, como já dizia a sabedoria popular: ” o combinado não sai caro, nem barato”.

Analise o atendimento

Vendedores e atendentes são a cara de qualquer empresa, e são os responsáveis pela manutenção da boa imagem desta frente aos clientes. Não à toa, avalie bem a agilidade e a educação dos atendentes, a forma como se portam e tudo aquilo que possa manchar a imagem do produto.

Importante ressaltar que o atendimento é um dos principais pilares de uma empresa de destaque. Inclusive, esse item é considerado um diferencial competitivo. Logo, se o fornecedor deixa a desejar na qualidade de atendimento, é melhor procurar outra empresa. Até porque você não quer correr o risco de se desgastar toda vez que precisar conversar com o responsável pelo serviço.

Avalie o mix de produtos congelados

Pense bem: para cada produto específico ter que procurar um fornecedor diferente. Parece uma tarefa complicada, não é mesmo? Por isso, antes de bater o martelo em relação à escolha, avalie a variedade de alimentos do fornecedor. Quanto maior o mix, mais opções você terá no momento da compra.

Essa característica torna o processo de compra muito mais simples e efetivo. Isso sem falar que é possível vincular a qualidade de um produto aos demais, o que torna as aquisições mais fáceis, uma vez que sempre que for adquirir um produto novo, você terá mais segurança.

Veja se a empresa cumpri as leis

De nada adianta ser uma empresa de excelência, mas pecar no que diz respeito à legislação. Questões que envolvem a situação trabalhista, fiscal e sanitária devem ser levadas em consideração. Por isso, certifique-se de que esses aspectos estão em dias. Uma ideia viável para isso é procurar quem já foi atendido pelo possível fornecedor.

Além do mais, faça uma pesquisa nos sites e redes sociais dos potenciais parceiros. Fornecedores idôneos mantêm suas páginas atualizadas com a devida lista dos principais clientes. Não se esqueça também de prestar atenção nas notas fiscais assim como nos rótulos e no estado físico das embalagens.

Verifique as condições de refrigeração

Como profissional da área de alimentação, você bem sabe que a questão da refrigeração é crucial. Afinal, ela interfere diretamente na qualidade dos alimentos congelados que, por consequência, afeta a saúde dos clientes. Nem precisa dizer, aqui, que pequenas falhas com a refrigeração favorece a contaminação. Por isso, é importante ter cuidado com essa questão, certificando-se de que os fornecedores oferecem as condições ideias de refrigeração para os alimentos.

Fato é que acertar na escolher a distribuidora é um dos primeiros passos para alçar voos mais altos. Quer, então, uma sugestão de fornecedor de referência? Conheça mais sobre a Oyshi. A marca atua na produção de alimentos congelados derivados da mandioca. Pioneira no ramo, a empresa desenvolve tecnologias próprias ao longo de toda a cadeira produtiva.

A Oyshi, atualmente, oferece nada menos do que 100 produtos no seu portfólio. Coxinha, pão de queijo, kibe, bolinho de carne seca, rissoles, churros de doces de leite e bolinha de queijo são apenas alguns dos itens que pertencem ao mix de produtos.

Quer saber mais sobre a nossa proposta e por que somos uma distribuidora de alimentos congelados de excelência? Basta entrar em contato com a gente! Será uma satisfação atender você!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-