Confira as melhores soluções para engajar a equipe em um food service

3 minutos para ler

Uma equipe disposta, que realmente veste a camisa da organização, consegue alavancar as vendas, colocando o empreendimento em uma posição de destaque. Não à toa, as empresas devem pensar em estratégicas capazes de motivar e engajar a equipe, afinal, ela está diretamente ligada ao sucesso ou fracasso da organização.

No universo do food service não é diferente. Aliás, essa premissa faz ainda mais sentido, uma vez que os clientes querem ter uma experiência diferenciada, a começar pelo atendimento. Interessou-se pelo assunto e quer saber, então, algumas soluções para engajar a equipe? Continue a leitura!

Aposte no feedback

Pense bem: como o time vai conseguir resultados promissórios e ficar devidamente engajado se eles não sabem o que deve ser aprimorado? É nesse sentido que surge a importância de fornecer o feedback para os colaboradores, que nada mais é do que um retorno da gerência sobre o trabalho prestado.

Mas não basta realizá-lo apenas uma única vez para engajar a equipe. O indicado é definir uma estratégia que trabalhe um feedback com certa frequência. A partir de então, o time ficará a par do que deve ser feito para melhorar o serviço de forma geral. Lembre-se, aqui, de adotar uma comunicação cordial e direta, de forma que o colaborador compreenda exatamente a mensagem transmitida.

Promova o trabalho em equipe

A competição interna entre os membros da equipe não faz o menor sentido. Pelo contrário: a competição vai gerar um clima negativo, afetando inclusive o desempenho do time não só na cozinha, mas também no atendimento aos clientes.

Cabe, então, a gerência motivar o trabalho em equipe. Mostre que o sucesso obtido é o resultado do esforço e dedicação de todo o time. Incentive, nesse contexto, a amizade entre os colaboradores. Até porque isso ajuda a criar um clima organizacional mais harmonioso, fator que contribui com o engajamento e performance da equipe. Além do mais, mostre a importância deles manterem uma atmosfera colaborativa, no qual todos se ajudam mutuamente.

Reconheça e recompense o trabalho

Nada mais frustante para os colaboradores do realizar um trabalho de excelência, mas não ter nenhum reconhecimento do alto escalão administrativo. Aliás, os superiores acreditam que o time não está fazendo mais do que a obrigação. Nem precisa dizer que esse comportamento é um verdadeiro tiro no pé, que vai afetar a produtividade e o engajamento da equipe, certo?

Em contrapartida, empresas que estabelecem um plano de recompensa para os colaboradores conseguem mantê-los mais engajados. Afinal, eles sabem que um bom trabalho vai gerar benefícios — tanto para eles próprios, que terá um mimo especial, quanto para empresa que vai manter o caixa no azul.

Vale proporcionar para equipe desde bonificações em dinheiro até mesmo presentes exclusivos, como uma hospedagem em um hotel diferenciado. Não existe certo ou errado. O importante é conhecer bem os seus colaboradores e oferecer algo que realmente seja atrativa para eles.

Além do mais, é fundamental contratar colaboradores que compartilhem os ideais da organização e estejam alinhados com o propósito do empreendimento, de forma que se identifiquem com a cultura organizacional da marca.

Gostou do conteúdo e quer mais dicas para engajar a equipe e conquistar resultados mais expressivos? Basta assinar a nossa newsletter para ter acesso a conteúdos exclusivos!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-