Confira as melhores soluções para engajar a equipe em um food service
Uma equipe disposta, que realmente veste a camisa da organização, consegue alavancar as vendas, colocando o empreendimento em uma posição de destaque. Não à toa, as empresas devem pensar em estratégicas capazes de motivar e engajar a equipe, afinal, ela está diretamente ligada ao sucesso ou fracasso da organização.
No universo do food service não é diferente. Aliás, essa premissa faz ainda mais sentido, uma vez que os clientes querem ter uma experiência diferenciada, a começar pelo atendimento. Interessou-se pelo assunto e quer saber, então, algumas soluções para engajar a equipe? Continue a leitura!
Aposte no feedback
Pense bem: como o time vai conseguir resultados promissórios e ficar devidamente engajado se eles não sabem o que deve ser aprimorado? É nesse sentido que surge a importância de fornecer o feedback para os colaboradores, que nada mais é do que um retorno da gerência sobre o trabalho prestado.
Mas não basta realizá-lo apenas uma única vez para engajar a equipe. O indicado é definir uma estratégia que trabalhe um feedback com certa frequência. A partir de então, o time ficará a par do que deve ser feito para melhorar o serviço de forma geral. Lembre-se, aqui, de adotar uma comunicação cordial e direta, de forma que o colaborador compreenda exatamente a mensagem transmitida.
Promova o trabalho em equipe
A competição interna entre os membros da equipe não faz o menor sentido. Pelo contrário: a competição vai gerar um clima negativo, afetando inclusive o desempenho do time não só na cozinha, mas também no atendimento aos clientes.
Cabe, então, a gerência motivar o trabalho em equipe. Mostre que o sucesso obtido é o resultado do esforço e dedicação de todo o time. Incentive, nesse contexto, a amizade entre os colaboradores. Até porque isso ajuda a criar um clima organizacional mais harmonioso, fator que contribui com o engajamento e performance da equipe. Além do mais, mostre a importância deles manterem uma atmosfera colaborativa, no qual todos se ajudam mutuamente.
Reconheça e recompense o trabalho
Nada mais frustante para os colaboradores do realizar um trabalho de excelência, mas não ter nenhum reconhecimento do alto escalão administrativo. Aliás, os superiores acreditam que o time não está fazendo mais do que a obrigação. Nem precisa dizer que esse comportamento é um verdadeiro tiro no pé, que vai afetar a produtividade e o engajamento da equipe, certo?
Em contrapartida, empresas que estabelecem um plano de recompensa para os colaboradores conseguem mantê-los mais engajados. Afinal, eles sabem que um bom trabalho vai gerar benefícios — tanto para eles próprios, que terá um mimo especial, quanto para empresa que vai manter o caixa no azul.
Vale proporcionar para equipe desde bonificações em dinheiro até mesmo presentes exclusivos, como uma hospedagem em um hotel diferenciado. Não existe certo ou errado. O importante é conhecer bem os seus colaboradores e oferecer algo que realmente seja atrativa para eles.
Além do mais, é fundamental contratar colaboradores que compartilhem os ideais da organização e estejam alinhados com o propósito do empreendimento, de forma que se identifiquem com a cultura organizacional da marca.
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