Aprenda como fazer uma degustação de produtos em supermercados

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Saber como fazer degustação de produtos em supermercados é um elemento de muito sucesso, até porque, sempre que está em um ponto de venda, o público consumidor, no Brasil, tem o hábito de comprar por impulso. Isso é o que comprova uma pesquisa feita pelo SPC, que constatou que mais de 50% dos entrevistados já fizeram, pelo menos, uma compra por impulso.

Neste artigo, você saberá as principais dicas de como fazer uma degustação de produtos, especialmente os salgados à base de mandioca, e ter a chance de alavancar as receitas do seu negócio. Confira!

Por que fazer degustação de produtos em supermercados?

Um dos fatores para a adoção dessa tática nos PDVs é que a decisão de escolha pela marca é definida realmente só no local. Logo, a ação de degustação de salgados tem muitas chances de aumentar as vendas desse tipo de produto.

Justamente por isso, a prática já faz parte das estratégias de marketing de muitos varejistas. Entre os motivos que levam o consumidor a decidir pela compra do item apresentado, estão a estética do material de degustação e a simpatia e a cordialidade do promotor. A ideia é impulsionar a venda daquela mercadoria e atrair outras pessoas para dentro do supermercado.

Quais as dicas para saber como fazer degustação de produtos?

Agora que você já sabe os benefícios que esse tipo de ação de marketing é capaz de trazer para o seu empreendimento, conheça as principais orientações para não errar na hora de demonstrar os alimentos no ponto de venda.

Apresente uma variedade de produtos

A forma de oferecimento do produto em uma degustação deve unir marketing e boa experiência para os clientes. Assim sendo, é recomendado servir com alguma variedade. No caso dos salgados congelados, você tem a oportunidade de apresentar opções, como bolinha de queijo, coxinha, bolinho de mandioca, entre outros.

Entretanto, cuide também para que essa variedade não seja muito exagerada. Caso contrário, você correrá o risco até de confundir a cabeça do seu cliente. O ideal é, no máximo, oferecer uns três tipos de salgados por vez.

Mantenha apenas o que estiver demonstrando

Seja em um balcão, seja em uma mesa, seja em uma bandeja, é imprescindível que a demonstração seja apenas dos salgados à base de mandioca. De maneira alguma, permita que outros produtos sejam ofertados ao mesmo tempo.

Afinal, isso, além de tirar o foco da mercadoria que precisa ser divulgada, pode passar a má impressão de que o local é um espaço reservado para lanches — por exemplo, se você servir um suco também.

Sirva os produtos impecáveis

Os produtos feitos com qualidade e sabor não demandam muita preocupação em relação ao fato de agradarem ao cliente ou não. Assim sendo, o momento da degustação é uma hora em que nada nesse sentido pode dar errado, portanto, tenha atenção e cuidado em dobro.

Da mesma forma, planejar a maneira de apresentação também faz toda a diferença. Pensar em detalhes, como a limpeza dos utensílios utilizados para servir ou a exposição em uma embalagem íntegra, mostra para os compradores o quanto a sua empresa cuida da qualidade. Certamente, esse é um aspecto que eles levarão em consideração na hora de decidir pela compra do seu produto.

Treine as pessoas que ficarão na degustação

Na hora de definir como fazer a degustação de produtos, a melhor opção é, sem dúvidas, contratar um promotor especializado para isso. Ou seja, alguém com aptidões para abordar e lidar com o público, que saiba o melhor jeito de falar sobre as especificações do item, e isso pode, até mesmo, ser feito em parceria com o fornecedor.

Outra boa opção é o fornecedor prover esse profissional — algum funcionário ou promotor interno que a empresa mantenha. Como última alternativa, um colaborador do supermercado pode ser designado para a função, mas precisa ser treinado e instruído para estar realmente preparado para a ação.

Seja qual for a escolha, o promotor precisa saber como fazer a comunicação de que esse tipo de ação necessita, estar a par de todos os detalhes dos salgados à base de mandioca para falar sobre eles e responder às perguntas dos consumidores.

Defina um local estratégico para a degustação

O propósito da localização da degustação é gerar demanda adicional de vendas para os salgados congelados. Por isso, o ponto dentro do supermercado deve ser estratégico, ou seja, procure um lugar onde haja maior circulação de pessoas.

No caso dos supermercados maiores, pode acontecer de alguns compradores não passarem pela área de degustação se andarem somente por alguns corredores, e não por outros. Nessa situação, devem ser instalados dois pontos em áreas opostas e de alta circulação.

Inclusive, uma posição extra para demonstração pode ficar em um lugar onde todos devem passar, na entrada do supermercado, por exemplo — obviamente, caso não atrapalhe a passagem das pessoas e haja espaço físico suficiente.

Se o estabelecimento utiliza alguma tecnologia para monitorar a circulação, como mapa de calor, basta conferir os relatórios a fim de saber qual ponto escolher.

Como fazer parceria com um fornecedor de sucesso?

A escolha de um bom fornecedor para fazer degustação de produtos é fundamental para atingir os objetivos dessa estratégia. Para tanto, é preciso buscar parceiros de sucesso, que sejam comprometidos com a ação e que forneçam produtos de alta qualidade.

A Oyshi é uma empresa que atua na produção de alimentos congelados derivados da mandioca, sendo pioneira nesse ramo de atuação, e desenvolve tecnologias próprias ao longo de toda a cadeia produtiva. No campo, tem o cuidado de selecionar variedades de mandioca que garantem o sabor especial de seus produtos. Na indústria, projeta os próprios equipamentos para o processamento industrial.

Agora que você sabe como fazer degustação de produtos, conheça a linha de salgados à base de mandioca da Oyshi, que conta com saborosas bolinhas de queijo e coxinhas de vários sabores.

Deu água na boca? Ficou com vontade de experimentar também? Entre em contato conosco agora mesmo e entenda como podemos fechar uma parceria de sucesso para você revender essas delícias em seu negócio!

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