Atraindo o consumidor 4.0: o que as parcerias têm a ver com isso?

6 minutos para ler

Não é surpresa para ninguém que, por meio de pesquisas e da criação de personas em mercados específicos, empresas encontrem mudanças cada vez mais rápidas nos perfis de seus consumidores. Ao traçar uma linhagem ao longo do tempo, é possível encontrar, por exemplo, o chamado “consumidor 4.0” — que já está em evolução.

As muitas mudanças demonstradas por clientes — especialmente os que buscam por bons serviços de food service — são relacionadas, em especial, à qualidade dos produtos. É esperado que eles se tornem mais exigentes a cada dia e, para isso, é essencial saber como atrair e conquistar esse tipo de consumidor..

Se você deseja saber mais sobre esse tema, não deixe de continuar lendo este artigo!

Quais são os tipos de consumidores que se estabeleceram ao longo do tempo?

A chegada da internet no dia a dia dos consumidores fez com que mudanças muito radicais pudessem ser percebidas em seu comportamento. Compras à distância em um clique, avaliações, redes sociais, marketing local e digital… São muitas as mudanças que podem ser observadas no universo online. Mesmo as vendas offline sofreram impacto com tal advento, tornando-se mais pessoais e personalizadas.

Para entender melhor como essas mudanças progrediram — e como elas afetam empresas que buscam por bons serviços para seu food service, como fornecedores e parceiros — uma linhagem em relação ao tempo será formulada a seguir.

Consumidor 1.0

Pode-se definir como consumidor 1.0 aquele que não tinha, ainda, claro em sua mente o conceito de relacionamento com as marcas. Seu objetivo era apenas a compra do produto final, importando-se minimamente com o caminho a ser percorrido até a aquisição. Além disso, no que diz respeito a esse consumidor, a segmentação não era um foco para as empresas.

Consumidor 2.0

O consumidor 2.0 foi o primeiro a dar importância para o conceito de posicionamento. Para satisfazer suas demandas, as marcas tiveram que começar a justificar a qualidade de seus produtos — especialmente em relação à concorrência — e tiveram que incluir a segmentação em suas estratégias.

Consumidor 3.0

O consumidor 3.0 já está mais próximo do formato de cliente visto na atualidade e conta com um crescente grau de exigência em suas demandas. Seu principal foco passou a ser o pertencimento — e as marcas tiveram que dar início a procedimentos inclusivos em seus anúncios, bem como compreensão e intimidade na linguagem usada com seu público.

Consumidor 4.0

Enfim, chegamos ao consumidor 4.0. Ele é o grande foco da atualidade e possui muitas semelhanças em relação ao que foi dito sobre o 3.0, com o adendo de ter a tecnologia em suas mãos. Sendo participante da era da transformação digital, muitas mudanças causaram impacto em sua perspectiva em relação ao consumo, o que fez com que a experiência do usuário ao ser atendido se tornasse mais do que uma necessidade, mas uma obrigação.

Consumidor 5.0

O consumidor 5.0 é o consumidor do futuro. Segundo previsões, ele requer que todos seus sentidos sejam aguçados durante uma experiência de compra, tendo uma relação muito próxima com tecnologias interativas e realidades virtuais. Para se preparar para esse tipo de cliente, é preciso saber ainda mais sobre o 4.0 e estabelecer boas relações com ele.

Qual é a relação entre o consumidor 4.0 e as parcerias?

Neste tópico, vamos falar um pouco mais do consumidor 4.0. Isso é importante uma vez que, mesmo já estabelecido como a geração atual de clientes, muitas empresas ainda não sabem ao certo como garantir sucesso em seu relacionamento com ele e de que forma as parcerias estão relacionadas a isso.

Experiência do consumidor em primeiro lugar

A grande verdade relacionada ao tema de parcerias, marcas e clientes é o fato de que o consumidor 4.0 está em constante busca por experiências que o marquem e que gerem uma jornada de compra positiva. É primordial priorizar o usuário a todo momento ao oferecer produtos e serviços, sendo o ponto final de sua aquisição o acesso a uma solução eficiente e de qualidade.

Isso significa, portanto, que é uma obrigação das empresas cumprirem com o que prometem ao oferecer seus serviços — e ainda garantirem que o consumidor tenha a melhor vivência possível durante suas aquisições. Parece muita coisa, certo? É por isso que, entre muitos outros fatores, a escolha de bons fornecedores e parcerias pode fazer a diferença para as organizações.

Boas parcerias

Boas parcerias e bons fornecedores aliviam grande parte do complexo processo de encantar e reter a clientela, garantindo que o ponto final da equação apresentada em relação ao consumidor 4.0 seja solucionado: a qualidade. Ao garanti-la, as empresas podem focar em gerar a melhor jornada de compra possível. Mas como fazer isso? Confira abaixo!

Como se adaptar e conquistar o consumidor 4.0?

Ao contar com bons fornecedores e parceiros, as empresas passam a relevar o que realmente importa. Porém, além de contar com esse recurso, dois grandes pontos também devem ser levados em consideração. Saiba quais são eles:

Ouvir o consumidor

Saber o que o consumidor 4.0 — e até mesmo o 5.0 — está buscando é essencial para dar a ele acesso às soluções certas. Isso deve ser feito por meio de constante pesquisa, estudo e atenção ao mercado. Está mais do que claro que o cliente da atualidade altera suas demandas com frequência, além de se tornar cada vez mais exigente. Por isso, é fundamental se manter atualizado sempre!

Trabalhar com empresas que investem em inovação

Ainda que bons fornecedores sejam parte imprescindível de uma boa experiência de vendas e da satisfação buscada pelo consumidor 4.0, é importante que eles sejam inovadores. Empresas que se mantém no mesmo lugar por tempo demais tendem a perecer, assim como as que não se focam no cliente. Por isso, certifique-se de trabalhar com fornecedores pioneiros, com tecnologias próprias e sempre alinhados ao mercado.

Se você se interessou pelos processos a serem seguidos para conquistar o consumidor 4.0, não deixe de entrar em contato com a Oyshi e saber ainda mais sobre o assunto!

Banner ebookPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-