Confira aqui as boas práticas de manipulação de alimentos

3 minutos para ler

As empresas que produzem ou vendem produtos congelados devem estar sempre atentos às questões de segurança alimentar. Ela evita problemas como a contaminação, que pode causar diversas consequências tanto para lojistas quanto para os consumidores. Por isso, é fundamental seguir boas práticas de manipulação de alimentos.

Quer saber quais são e como implementá-las em seu estabelecimento? Confira este artigo e fique atento às nossas dicas!

Cuide da temperatura durante o transporte

O transporte entre a fábrica ou centro de distribuição e os pontos de vendas é um dos pontos mais críticos dos alimentos congelados. Nesse percurso, o uso de veículos dotados de câmaras frigoríficas é obrigatório.

Essa prática garante que a temperatura ideal de conservação seja mantida, evitando que os produtos fiquem expostos a contaminações.

Fique atento à higiene

Os cuidados com a higiene fazem parte das boas práticas de manipulação de alimentos de qualquer natureza. Contudo, no caso dos congelados, é importante ressaltar o uso de luvas e a limpeza frequente dos locais de armazenamento. Mesmo os produtos ainda nas embalagens, como os salgados, precisam ter essa cautela para reduzir as chances de problemas futuros.

Utilize equipamentos de proteção individual

Já mencionamos as luvas no tópico anterior, mas elas são apenas parte da proteção necessária aos funcionários que têm contato direto com as câmaras de refrigeração. Por serem locais com temperaturas muito baixas, é importante que as pessoas utilizem casacos, botas e aventais especiais.

Lembrando que eles devem ser equipamentos de proteção especificamente criados para este fim, nada de pegar os casacos de lã do armário da sua casa!

Garanta a conservação correta no ponto de venda

No ponto de venda, existem dois pontos de atenção em relação às boas práticas de manipulação de alimentos congelados. O primeiro se refere ao estoque, que pode ser feito em câmaras maiores, organizadas de acordo com a data de validade e itens com maior ou menor saída.

O segundo está ligado à exposição dos itens aos consumidores, nas gôndolas e freezers menores. Nesse ponto, é muito importante ter atenção ao fechamento das portas dos equipamentos para que a variação da temperatura não seja tão drástica.

Oriente o consumidor

Os cuidados com os alimentos congelados não terminam na venda. Como vendedor ou fornecedor dos produtos, é seu papel orientar os consumidores sobre a forma correta de conservação para garantir seu melhor aproveitamento.

Instrua-os sobre o tempo máximo do transporte até suas casas (quando estarão fora da refrigeração), dê dicas sobre o armazenamento adequado e como os alimentos devem ser utilizados. Assim, todos as precauções tomadas até a chegada dos produtos aos clientes valerão a pena.

Agora que você já conhece as boas práticas de manipulação de alimentos congelados, que tal começar a aplicá-las a partir de agora? Além de aumentar a segurança alimentar do seu estabelecimento, elas garantem uma percepção melhor dos clientes em relação à sua empresa, e isso fará ela crescer e se destacar no mercado.

Já utiliza alguma dessas práticas ou sentiu falta de alguma que não mencionamos? Deixe seu comentário ou sugestão logo abaixo!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-