Confira 4 dicas para uma boa gestão de estoque em distribuidoras

4 minutos para ler

Estoque encalhado é sinônimo de capital parado, o que não é nenhum pouco lucrativo para a empresa. Assim como também não é nada vantajoso ficar sem os produtos que são o carro-chefe da organização. Por isso, é importante manter um estoque equilibrado, que atenda as reais necessidades da distribuidora e, claro, dos clientes.

É assim que surge a questionamento: como ter uma gestão de estoque eficiente? Para isso é necessário colocar em prática algumas ações, lembrando sempre que a organização deve ser constante e não um ato isolado.

Interessou-se pelo assunto e quer saber como melhorar a administração do seu estoque, garantindo uma balança financeira positiva? Continue a leitura!

1. Faça um inventário minucioso

Precisão é a palavra-chave, aqui. Nada de colocar quantidades aproximadas. Até porque você não quer correr o risco de negociar um produto e depois constatar que não tem no estoque, certo? Da mesma forma, você não quer realizar um novo pedido com o fornecedor e quando chegar a mercadoria perceber que não era necessário determinados itens, pois tinha de sobra no depósito.

É nesse contexto que fica evidente a importância de contabilizar exatamente a quantidade de cada mercadoria. Dessa forma, você terá em mãos os dados necessários para tomar decisões acertadas — seja em relação às compras, seja para melhorar os processos internos.

2. Organize os produtos

Cada tipo de produto necessita de uma esquema especial de organização. Alimentos perecíveis, por exemplo, devem ser organizados levando em consideração a data de validade. O motivo? Evitar que o produto vença e tenha que ser jogado fora, o que significa desperdício e prejuízo.

Por isso, é importante armazenar os produtos de acordo com as suas particularidades. O ideal é estabelecer categorias. Depois, esquematize de estocar as mercadorias com categorias parecidas próximas uma das outras. Essa ação vai facilitar não só a contagem como também deixará o produto mais visível.

3. Aposte em fornecedores de confiança

De nada adianta registrar bem a saída e entrada dos produtos, além de organizá-los, mas pecar na contratação de fornecedores. Não entendeu? É simples! O intuito de realizar uma gestão eficiente de estoque é minimizar os desperdícios e aumentar os lucros, certo? Contudo, ao fechar parceria com uma empresa que não cumpra o combinado, é bem possível que você terá despesas desnecessárias.

Não à toa, é essencial pesquisar bem os fornecedores. Análise a reputação da marca no mercado. Certifique-se, nesse sentido, de contratar fornecedores de confiança, que honrem o compromisso. Além do mais, verifique a relação de custo-benefício. Existem empresa idôneas, que prestam um serviço de qualidade e contemplam preços justos. Dê preferência também para fornecedores que têm como característica a agilidade de entregas.

4. Invista em softwares especializados

A tecnologia é uma verdadeira aliada no processo de gestão de estoque. Há softwares especializados que reúnem os principais dados sobre o armazenamento dos produtos. Eles possibilitam alterações em tempo integral assim como mostra as permissões para dar baixa ou entrada em mercadoria.

A solução ainda apresenta relatórios completos, ajudando o gestor a ter uma noção melhor e mais aprofundado sobre o seu estoque. Isso sem falar na possibilidade de conhecer quais são os itens com mais rotatividade e aqueles que não são tão bons de comercialização. A partir de então, fica mais fácil realizar as ações necessárias para aprimorar o negócio como um todo.

Ao colocar em práticas essas 4 dicas, você perceberá uma mudança significativa no estoque, fator que vai interferir positivamente na rentabilidade da distribuidora.

Gostou das sugestões para aperfeiçoar a gestão de estoque da sua distribuidora e quer entender agora sobre a importância do mix de produtos? Confira, então, nosso post que apresenta a variedade dos itens como uma estratégia de vendas.

Você também pode gostar

Um comentário em “Confira 4 dicas para uma boa gestão de estoque em distribuidoras

Deixe um comentário

-