Como vender salgados congelados em 5 dicas!

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Comidas congeladas estão ganhando, cada vez mais, espaço à mesa dos brasileiros, uma vez que elas representam praticidade aliada a preços atrativos. Segundo pesquisa da Associação Paulista de Supermercados (APAS) idealizada em parceria com as empresas Kantar Worldpanel e Nielsen, a categoria de comida congelada teve um aumento de 24% em faturamento e 17% em volume na comparação de 2014 com 2013.

Essa realidade é o resultado de mais mulheres no mercado de trabalho, o que diminui as refeições feitas em casa, e também da busca do público por alimentos rápidos e acessíveis. É nesse cenário que o universo de comidas e salgados congelados têm se destacado, tornando se uma possibilidade de negócio seguro e rentável.

Contudo, por mais que o mercado esteja em alta, o gestor deve tomar à frente do negócio e pensar em estratégias que solucionem a questão: como vender salgados congelados? Afinal, o intuito aqui é ter resultados expressivos, capazes de alavancar o seu negócio. Veja, então, algumas dicas de como maximizar as vendas!

1. Amplie o público consumidor

O primeiro passo para ampliar suas vendas é conquistar mais clientes. Como isso é possível? Diversificando o público consumidor. Por que vender apenas para padarias, por exemplo, se você também pode comercializar com restaurantes, supermercados e até os organizadores de evento?

Claro que isso não vai acontecer da noite para o dia. A ampliação e diversificação do seu público-alvo é um trabalho gradual e que exige o devido comprometimento. Contudo, ao desenvolver adequadamente essa estratégia é questão de tempo até que a sua marca alcance mais empresas e pessoas.

2. Encontre fornecedores de confiança

Imagine só: uma empresa faz uma encomenda significativa com a distribuidora. Chega o dia da entrega e você não conseguiu produzir a quantidade necessária, pois o fornecedor da matéria-prima não honrou os prazos combinados. Não precisa nem dizer que o seu cliente vai ficar superinsatisfeito e possivelmente não voltará a fazer mais negócios com a sua distribuidora.

Perceba, aqui, a importância de trabalhar com fornecedores de confiança. Procure por estabelecimentos idôneos, que cumpram o combinado — tanto em relação aos prazos quanto aos valores. Além do mais, certifique-se de que os fornecedores contemplam produtos de qualidade. Outro ponto importante é analisar bem a relação de custo-benefício.

3. Tenha um diferencial competitivo

Para saber como vender salgados congelados, o gestor deve conseguir responder essas perguntas:

  • o que faz o seu negócio ser diferente dos demais?;
  • por que ele é o melhor?;
  • por que o lojista deve negociar com você e não com os outros concorrentes?

Saiba que o cliente busca por organizações que apresentam produtos e serviços diferenciados, que tornam a empresa líder no mercado.

Nesse contexto, encontre o fator x da sua organização. Vale desde condições comerciais especiais até produtos exclusivos, que — claro — tenham a qualidade como ingrediente principal. Uma boa ideia, aqui, é apostar nos alimentos congelados à base da mandioca, uma vez que ela contempla inúmeros benefícios.

A raiz é rica em vitaminas A, B1, B2 e C. Não para por aí. Ela é livre de glúten, fator que torna a mandioca ideal para os portadores de doença celíaca. Vale frisar que a mandioca ajuda a combater a artrite, já que têm substâncias com ação anti-inflamatória e analgésica, chamadas de saponinos e polifenóis. Outro ponto vantajoso da raiz é que ela atua como antioxidante, contribuindo com o retardo do envelhecimento do corpo.

4. Capriche no atendimento

Você, enquanto consumidor, prefere negociar com um atendente que é simpático e carismático ou com alguém ranzinza e grosso? A resposta é óbvia, concorda? Por isso, é importante caprichar no atendimento. Até porque esse é um dos fatores responsáveis por cativar o público. Nesse sentido, oriente bem a sua equipe e mostre que educação e gentileza são bem-vindas sempre.

Para não ter erro, vale a pena realizar treinamentos periódicos com a equipe, garantindo assim a excelência no atendimento. Os treinos vão deixar os colaboradores preparados para lidar com os diversos cenários, além de possibilitar que eles fiquem alinhados com a estratégia organizacional.

É importante ressaltar que os treinamentos podem ser realizados tanto por uma equipe interna quanto por profissionais especializados.

5. Defina metas

Para quem não sabe onde quer chegar, qualquer lugar é válido, concorda? Não é à toa, empresas que visam alçar voos mais altos e se destacar no mercado traçam metas. Aonde a distribuidora deve estar daqui a 5, 10 e 15 anos? Qual será o faturamento da organização? A empresa terá novas unidades?

É essencial definir metas a curto, médio e longo prazo, levando em consideração a realidade do negócio. Isto é: os planos devem ser realistas. Mas não basta apenas criar metas e planos. É necessário segui-los à risca. Além do mais, desenvolva um planejamento estratégico que oriente quais as ações o gestor deve adotar para conseguir atingir os planos traçados.

6. Divulgue o negócio

De nada adianta ter produtos de qualidade e um atendimento exclusivo, mas pecar na divulgação. Afinal, como já alertava a sabedoria popular: quem não é visto, não é lembrado. Por isso, é indicado investir no marketing digital.

A internet é uma verdadeira aliada no mundo dos negócios, sobretudo no que diz respeito à divulgação de marcas. Quer ver só? Quando alguém necessita de um produto ou tem qualquer dúvida, qual a primeira atitude? Fazer uma pesquisa no Google, concorda? Nada mais sábio, então, do que aparecer nas primeiras posições dos motores de busca.

Para isso, é preciso desenvolver uma campanha de marketing digital que atenda realmente as necessidades do seu público. Aposte em conteúdos ricos e relevantes. Desenvolva blogs e redes sociais, como Facebook e Instagram. Tão importante quanto criá-las é atualizá-las com periodicidade.

Fato é que não existe uma fórmula mágica que resolva a questão: como vender salgados congelados? Para ter êxito na área, o gestor deve ser dedicado e contar com o auxílio de uma equipe qualificada. Lembre-se de que nada cai do céu. Pelo contrário: o sucesso é o resultado de um trabalho árduo e bem-feito.

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