Como surgiu o churros de doce de leite artesanal? Conheça!

4 minutos para ler

 Quem não gosta de um churros de doce de leite artesanal? Esse doce tão popular no Brasil tem uma origem incerta, mas isso não interfere na paixão de seus consumidores. Encontrados nas ruas, padarias, lanchonetes e até mesmo em versões gourmetizadas, o churro é um produto bastante rentável para quem deseja atrair mais clientes para o seu estabelecimento.

Quer conhecer um pouco da história do doce e as principais tendências atuais? Então, confira neste post como essa iguaria surgiu e evoluiu ao longo do tempo no Brasil e no mundo.

A história do churros de doce de leite artesanal

A história do churros é cheia de incertezas e contradições, mas ficou convencionada a sua origem como sendo espanhola. Veja os detalhes a seguir.

Onde e como surgiu?

Existem basicamente três relatos diferentes acerca de sua origem. A primeira diz que a receita original foi criada pelos portugueses após uma viagem à China. De lá, eles teriam adaptado uma receita de uma massa salgada. A segunda teoria, diz que o doce foi inventado pelos árabes, quando invadiram a península ibérica.

A história mais aceita é de que os churros foram criados por pastores espanhóis que viviam no alto de montanhas, onde não tinham acesso a muitos ingredientes e produtos de padarias e estabelecimentos do tipo. Em todas essas versões, a receita é composta apenas pela massa, sem qualquer tipo de recheio.

Quando a receita original ganhou o recheio de doce de leite?

Curiosamente, a adição de recheio é uma invenção brasileira. O doce chegou ao país na década de 1960, mas foi na década seguinte que ele ganhou notoriedade com a abertura de uma loja especializada, bem no centro da cidade de São Paulo: A Casa do Churro.

Foi nessa época também que, seguindo a sugestão de clientes, os donos do estabelecimento resolveram adicionar um recheio à massa e a solução encontrada foi o doce de leite. O experimento foi um sucesso tão grande que hoje em dia é difícil imaginar um churro sem recheio.

Popularização e gourmetização dos churros no Brasil

O sucesso dos churros recheados logo se espalhou por todo o país, ganhando variações de sabores. Mais recentemente, surgiram versões gourmetizadas e opções de sabores salgados. Vamos entender melhor essas diversificações logo abaixo.

Churros gourmet’s

O churro gourmet é uma versão que aproveitou a tendência do setor de alimentação para criar receitas diferenciadas, com ingredientes mais exóticos e caros. Em sua grande maioria, não há mudanças nos ingredientes da massa, que levam apenas farinha, água, manteiga e uma pitada de sal.

O diferencial está na variedade de recheios e combinações. Existem franquias e food trucks especializados nesse tipo de produto, oferecendo o acréscimo de frutas, cremes, castanhas e muito mais à base do churro. Toda essa alteração acaba gerando custos maiores e o preço final aos consumidores são mais elevados que a versão artesanal.

Churros artesanais

Os churros artesanais são aqueles que vemos todos os dias nas ruas, vendidos por ambulantes e lanchonetes. A mais nova tendência do setor são os mini churros de doce de leite congelados. Eles podem ser adquiridos pelos clientes finais em supermercados ou por estabelecimentos que queiram oferecê-los prontos para consumo. São opções muito mais práticas e rápidas, tanto para empreendedores quanto para consumidores.

Aprender sobre a história do churros de doce de leite artesanal chega a dar um pouco de fome, não é mesmo? Então, que tal aproveitar esse momento para avaliar a inclusão dessa delícia em seu cardápio? Seus clientes vão adorar e seu faturamento ganhará um reforço de peso!

E por falar nos alimentos ofertados, veja como otimizar o seu ponto de venda por meio do seu mix de produtos.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-