Aprenda como montar um delivery de sucesso!

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Gerar bons resultados em seu negócio por meio de um aplicativo de entrega demanda o monitoramento e a análise minuciosa de diversos fatores. Nesse momento, a aplicação de práticas de empreendedorismo no food service é fundamental para se tornar referência de mercado e montar um delivery de sucesso.

Enquanto o conceito de delivery, no passado, era muito conectado à entrega de pizzas, hoje, é possível encontrar restaurantes de todos os tipos por meio de simples toques no smartphone. Opções novas surgem todos os meses e criam um cenário competitivo e em constante expansão nesse segmento.

Se você deseja saber como utilizar a tendência dos apps para montar um empreendimento de sucesso, conte com as dicas deste artigo!

Como está o mercado referente aos deliverys de sucesso no momento?

Segundo dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, a Abrasel, a movimentação de negócios de delivery atinge R$ 11 bilhões ao ano. Isso faz com que o setor de alimentação seja um grande destaque como um segmento com potencial de crescimento, sendo uma preferência por parte dos consumidores.

Aplicativo de entrega

Os apps de entrega, por sua vez, cumprem um importante papel nesse cenário. Eles demonstram uma expectativa de lucro de R$ 18 bilhões para o setor alimentício e são os principais responsáveis por levar os produtos às casas dos clientes. É possível, inclusive, relacionar o sucesso do delivery a eles.

Franquias

Além do aumento esperado de forma geral em operações relacionadas ao delivery e apps de entrega, o segmento de franquias também traz resultados muito positivos. Afinal, ele oferece uma alternativa àqueles que não desejam começar do zero.

Além disso, aqueles que querem investir na abertura de um negócio de sucesso, mas ainda não decidiram qual, podem contar com uma opção segura e que anuncia boas rentabilidades.

Seja ao abrir uma franquia ou iniciar um negócio do zero, é fundamental contar com as dicas certas. Elas permitirão que você alinhe suas estratégias de forma pontual e invista naquilo que é realmente fundamental para montar um delivery de sucesso.

Como montar um delivery e ser referência de mercado?

Para qualquer negócio — mesmo aqueles que contam com boas perspectivas —, planejamento é fundamental. Isso também se aplica à qualidade dos parceiros e distribuidoras que trabalham junto com você. Confira dicas para se tornar referência de mercado ao montar um delivery de sucesso.

Planeje bem

O planejamento é um fator essencial para quem busca iniciar um negócio com o pé direito. É importante pensar grande e a longo prazo, mas, antes disso, é preciso começar pequeno e sempre fazer testes. Isso vale, especialmente, em relação às entregas que serão feitas. Comece por seu bairro e vá, aos poucos, aumentando o alcance do delivery. Além disso, não dê início às atividades antes de montar um bom plano de negócios.

A cada etapa nova que surgir também é essencial avaliar resultados. São eles que indicam se uma estratégia ou planejamento devem ser seguidos ou não. Nessa hora, três pontos devem, impreterivelmente, fazer parte desse monitoramento:

  • retorno financeiro — que avalia se, ao menos, o serviço paga a si mesmo e oferece uma taxa de conversão de vendas adequada;
  • interesse da clientela — especialmente se ela prefere, de fato, o delivery ao restaurante em si;
  • procura homogênea — que indica quais dias da semana o movimento tende a ser maior ou menor.

Os testes iniciais de seu planejamento já tendem a trazer boas respostas em relação a esses e outros questionamentos.

Escolha o local e os equipamentos

A escolha do local, bem como dos equipamentos, faz toda a diferença no faturamento de um delivery. Enquanto a primeira opção deve ser definida por meio da análise do público-alvo, a segunda se relaciona à qualidade que será oferecida para seus clientes. Isso é dito tanto em termos da preparação dos alimentos quanto à eficiência de produção.

Bons equipamentos têm um alto valor. Contudo, não adianta comprar os mais caros disponíveis. Portanto, analise o tamanho real e esperado, a curto e médio prazo, de seu investimento e, na etapa de planejamento, delimite os equipamentos mais indicados para contemplar as necessidades de produção. Alguns itens que serão provavelmente fundamentais em seu delivery incluem:

  • máquinas cortadoras;
  • fogão industrial;
  • processadores de alimentos;
  • freezer;
  • geladeira e mais.

Garanta a segurança alimentar

Prezar por segurança alimentar é algo primordial para qualquer delivery de sucesso. Problemas referentes a ela podem destruir qualquer reputação e não podem ocorrer de forma alguma. Para evitá-los, boas embalagens, segurança no transporte e higiene na manipulação dos produtos são fatores essenciais.

Faça uma gestão de estoque e compra

É importante otimizar a cadeia de suprimentos de qualquer negócio, especialmente de um delivery. Saber quanto de matéria-prima deve ser comprada e armazenada não apenas garante um melhor uso dos recursos e maior margem de lucro do delivery, mas também preza pela segurança alimentar e impede desperdícios.

Invista na gestão de equipe

Um delivery de sucesso depende de uma boa equipe para ser gerido corretamente. O entrosamento, o comprometimento e a qualidade do time por trás do negócio devem ser avaliados e monitorados. Lembrando que é preciso aplicar as devidas ações para engajar a equipe, manter o bem-estar dos colaboradores e estimular uma produção bem-sucedida. Uma delas é a de delegar funções corretamente, por exemplo.

Monte um processo para a entrega rápida

A logística envolvida nos processos de entrega do delivery também deve estar em destaque. Isso pode ser feito tanto por meio da terceirização do deslocamento quanto pela gestão interna da equipe. Nesse caso, as motos são as favoritas e, por serem mais ágeis que outros veículos, impedem que o consumidor se frustre ao receber a comida já fria.

Use um sistema de gestão

Sistemas de gestão modernos e tecnológicos podem ser de grande ajuda na hora de gerenciar seu delivery. Eles reúnem dados e permitem o monitoramento de todos os pontos acima de forma integrada e informativa, garantindo que a gestão certa seja aplicada no empreendimento.

Encontre bons fornecedores

Fornecedores e parceiros são os melhores amigos de um delivery de sucesso. Eles estão relacionados aos gastos de seu negócio, seus lucros, a qualidade dos serviços oferecidos e a imagem de sua empresa. Encontre bons profissionais nessa hora!

Conte com uma distribuidora adequada

Uma distribuidora adequada faz mais do que apenas impulsionar sua empresa. Ela também:

  • oferece treinamentos para que o produto seja vendido;
  • conta com variedade;
  • preza por qualidade;
  • oferece um excelente relacionamento com sua empresa;
  • respeita suas necessidades.

É possível saber mais sobre isso por meio dos serviços de uma distribuidora de alimentos congelados que resume o sucesso que a aplicação das dicas acima traz para um delivery.

Como contar com um aplicativo de entrega para otimizar seu delivery?

Além das dicas acima, existem 4 grandes aplicativos de delivery relacionados ao sucesso desse tipo de empreendimento. Eles têm como objetivo a entrega impecável do produto preparado para seus consumidores. Você sabe como contar com cada um deles?

iFood

O iFood é, hoje, o maior nome relacionado a aplicativo de entrega e ao segmento foodtech. Cadastrar um negócio, de qualquer tamanho, é simples e gratuito. Basta ter um CNPJ válido, um computador com acesso ao Windows (a partir do 7) e dispor de internet de qualidade. Se você se enquadra nesses requisitos, preencha o formulário oficial do aplicativo de entrega e aguarde as próximas etapas.

Em termos de lucro, o iFood cobra comissões sobre o valor total de cada pedido. Seu valor não é fixo, mas sim fechado em contrato. É possível pagá-lo por boleto ou abatê-lo do valor que será repassado a você. Escolha a opção que mais contemple seu negócio!

Uber Eats

O Uber Eats também é um aplicativo de entrega bastante famoso. Para se cadastrar nele, basta informar o nome do negócio, previsão de demanda, número de unidades. Em seguida, deve-se preencher o formulário no site.

Caso seu estabelecimento seja aprovado, o que não acontece com todos os que se inscrevem, será necessário pagar uma taxa de ativação que custa R$ 500. Ao longo do tempo, será cobrada uma taxa de 30% sobre cada venda.

Rappi

Se você trabalha no ramo de food service, certamente já ouviu falar do Rappi. Ele é mais um dos queridinhos do universo do delivery e é bem fácil se cadastrar nele. Basta enviar um e-mail para a empresa e aguardar orientações posteriores.

Caso você seja aceito, poderá gerenciar suas entregas pelo aplicativo de entrega RappiAliado. A taxa de ativação custa R$ 40 e a comissão sobre cada pedido é de 3,5%. Em comparação com outras opções, essa é a mais em conta. Contudo, vale conferir se ela realmente contempla as demandas de seu negócio.

99 Food

Integrado ao app de mobilidade 99, o 99 Food é uma novidade em termos de entrega. Seu cadastro pode ser feito no próprio site do app. Informações oficiais sobre taxas de adesão e comissões ainda não foram divulgadas. Contudo, por desejar competir com os apps já citados, espera-se que a média de preços dos concorrentes seja mantida pela empresa.

Um aplicativo de entrega adequado pode elevar expressivamente o sucesso de seu delivery. Além de uma grande tendência, esse tipo de serviço é regulado pelas próprias empresas. Com isso, elas utilizam de seus próprios recursos e cuidam da manutenção de sua imagem, fornecendo, em sua maioria, serviços de qualidade. Conte com essa opção!

Gostou das dicas da Oyshi para montar um delivery de sucesso? Se você deseja contar com uma parceira que contemple as demandas de seu negócio para prosperar, entre em contato conosco e conheça nossos produtos e serviços!

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