6 dicas de como inovar no delivery em períodos adversos!

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Épocas difíceis, por mais indesejadas que sejam, não podem ser previstas. No food service, elas podem chegar a fechar permanentemente estabelecimentos. Nesse momento, assim como qualquer negócio deve ter sempre em vista uma boa gestão de crise, é essencial saber como inovar no delivery.

Conforme as dificuldades surgem, existe uma tendência de que as necessidades dos consumidores mudem. Por isso, adaptar-se a elas e criar afinidade entre cliente e marca são pontos fundamentais. Isso, além de inspirar afinidade, demonstra a responsabilidade e segurança de seu empreendimento.

Se você deseja saber como inovar no delivery e contornar maus momentos com boas estratégias, prossiga com sua leitura!

Como inovar no delivery?

Existem pessoas que acreditam que o delivery é algo imutável. O produto é feito, lacrado, colocado no box do entregador e chega até o cliente. Contudo, isso não é verdade. Ao estabelecer estratégias voltadas para o relacionamento com o consumidor, tudo pode mudar. Se, no dia a dia, já está claro que o cliente da atualidade busca inovação, em períodos difíceis isso se torna ainda mais imperativo. É preciso que seu negócio:

  • mantenha-se atualizado sobre as dores de seus consumidores;
  • ouça feedbacks;
  • alinhe-se às necessidades do cliente;
  • gere identificação;
  • busque inovação.

Como inovar o relacionamento com o consumidor?

Algumas medidas simples podem quebrar as barreiras geradas pelo momento difícil entre você e seus clientes. Ao colocá-las em prática, lembre-se de seguir os valores da empresa. Além disso, capacite seus funcionários para alinhá-los às metas e serem batidas e colha bons resultados!

1. Invista em personalização

A personalização é o segredo de muitos empreendimentos que buscam conquistar seu público. Afinal, quem não gosta de ser tratado de forma única e exclusiva? Uma das formas de conseguir isso é por meio de um atendimento diferenciado. Isso inclui chamar os consumidores pelo nome, ouvi-los e ser sempre calmo e paciente. Momentos difíceis tendem a gerar estresse, e as palavras certas podem fazer toda a diferença.

Outra forma de personalizar a experiência do cliente é por meio das embalagens. Se elas forem diferenciadas e eficientes, atuarão como um ponto positivo para o negócio. É interessante, também, acoplar mensagens interessantes para o público em seus pedidos. Boas ocasiões para isso incluem:

  • Dia das Mulheres;
  • Natal;
  • Dia das mães e dos pais;
  • Páscoa;
  • Dia das crianças e demais festividades.

Pode parecer pouco, mas certamente ações pequenas como as citadas podem fazer toda a diferença. Por meio delas, os clientes se sentem especiais e lembrados pelas marcas em que confiam.

2. Torne-se ainda mais visível

Uma outra maneira de aprimorar o relacionamento com o consumidor é por meio das mídias digitais. Elas permitem que o negócio ganhe visibilidade e, com isso, o aproximam do público. Nesse momento, é importante saber em quais redes o cliente está, uma vez que elas variam de estabelecimento para estabelecimento. Feito isso, encurte os laços ao respondê-lo, ouvir seus feedbacks e utilizar uma linguagem leve.

3. Demonstre segurança e higiene

Momentos difíceis podem impactar a confiança dos clientes em relação às empresas nas quais eles confiam. Por isso, é imperativo que elas demonstrem que são responsáveis e atuam de forma segura. Apresente ao seu cliente a segurança dos seus processos. Um exemplo para isso é a publicação nas redes sociais dos bastidores de higienização, montagem de pedidos e do trabalho em equipe. Essa atitude traz o consumidor para dentro do negócio sem que ele tenha que sair de casa e, assim, gera engajamento.

4. Engaje sua equipe

Da frente de caixa, da cozinha, do salão e os entregadores. Todos esses funcionários são imprescindíveis para um bom delivery. Sem que eles estejam alinhados com as demandas de inovação do negócio, as chances de sucesso serão baixas. Capacite e engaje seu time de colaboradores e construa, junto a eles, metas e objetivos. Assim, será mais fácil seguir todas as dicas citadas para inovar seus serviços.

5. Passe mensagens inspiradoras

Não só de imagem vive o ato de inovar o delivery. Antes de fazer o pedido, é provável que o cliente esteja acompanhando sua empresa. Isso significa que ele está de olho em seus valores e propostas. Busque passar mensagens que, além de gerar identificação, inspirem seus consumidores. Isso os lembrará de que momentos difíceis sempre passam e solidificarão a empatia com a qual seu empreendimento trata o público.

Saber como inovar no delivery gera sustentabilidade para o negócio. Com as dicas deste artigo em mãos, é possível manter a saúde financeira da empresa e visar a um futuro com ainda mais sucesso. Para isso, não se esqueça de contar com boas práticas de gestão operacional.

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