5 dicas infalíveis sobre como aumentar a produtividade dos funcionários

5 dicas infalíveis sobre como aumentar a produtividade dos funcionários
6 minutos para ler

Estabelecer estratégias para melhorar os resultados de um negócio deve ser a preocupação de qualquer gestor. Por meio de estratégias de marketing, por exemplo, você vai conseguir atrair leads qualificados, bem como ter um retorno mais efetivo. Além disso, estabelecer ações promocionais em períodos sazonais vai permitir ainda que aumente as suas vendas de acordo com as demandas do público.

No entanto, é preciso também cuidar de sua equipe. Por essa razão, da mesma forma que todos os fatores apresentados são importantes, também é essencial entender como aumentar a produtividade dos funcionários. Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para que você entenda alguns pontos. Boa leitura!

1. Estabeleça metas que realmente podem ser cumpridas

As metas são essenciais para qualquer negócio que deseja crescer. Por meio delas, o colaborador vai se engajar para produzir melhores resultados, além de ter noção do que precisa atingir para alcançar esses objetivos.

No entanto, esses números precisam ser alcançados. Estabelecer algo que seja praticamente impossível de atingir vai surgir efeito contrário, uma vez que eles começarão a se desmotivar pelo trabalho e começarão a produzir menos.

Com o objetivo de ser eficaz nesse sentido, analise quais são os seus números até então. Exemplo: metas de vendas. Confira qual foi o resultado nos três meses anteriores e faça uma média.

Inicialmente, manter esse padrão pode ser uma boa pedida, até para que seus funcionários possam se acostumar com esse novo estilo de trabalho. A partir disso, aumente gradualmente para que a empresa possa crescer continuamente, levando sempre em consideração o fato de que esse aumento precisa ser realista.

2. Conceda benefícios

As empresas vêm investindo cada vez mais na gestão de benefícios, justamente por esse item ser um dos fatores que mais contribuem para a permanência do colaborador no trabalho.

Fornecer vantagens que vão além daquelas obrigatórias (vale-transporte, por exemplo), vai fazer com que aquele profissional enxergue a sua empresa como um negócio que se preocupa de fato com o funcionário.

Os diferenciais de adotar por essa estratégia vão muito além de apenas aumentar a produtividade. Por meio dela, você tem a oportunidade de reduzir o turnover do negócio — rotatividade de pessoal —, o que contribui para a redução de custos.

Afinal, demitir e contratar funcionários gera gastos para o seu negócio. Além disso, o índice de absenteísmo — colaboradores que faltam ao trabalho por motivos diversos — diminuirá consideravelmente.

Por fim, você vai permitir mais bem-estar daquele profissional com o trabalho, melhorando a qualidade de vida de todos e ainda contribuindo para um clima organizacional mais positivo.

3. Crie uma cultura forte

Você conhece a importância da cultura no espaço de trabalho? Para quem não entende muito bem o que isso de fato significa, a cultura corporativa nada mais é do que criar uma identidade para o seu negócio.

A partir dele, vai compartilhar princípios e estabelecer certos padrões de comportamento. Vai determinar, ainda, a forma com a qual a sua empresa se posiciona no mercado, contribuindo para uma visão positiva tanto de clientes quanto de seus concorrentes.

Entre as vantagens de adotar por essa estratégia e que permite o aumento da produtividade, destaca-se:

  • reduz os problemas internos, bem como os conflitos;
  • torna a empresa diferenciada em relação aos concorrentes, fazendo com que o colaborador se sinta confortável com aquele espaço;
  • vai definir uma identidade própria, além de trazer um sentimento de pertencimento aos profissionais;
  • proporcionará uma gestão de pessoas mais eficaz;
  • contribui para que os novos profissionais se adaptem mais facilmente para a realidade da empresa;
  • aumenta o comprometimento.

4. Forneça feedback

Uma outra forma de como aumentar a produtividade dos funcionários é o feedback. Ele é essencial para o desenvolvimento das equipes e de sua própria empresa. É preciso que os colaboradores entendam quais são seus pontos de melhoria e também sejam parabenizados por aquilo que de fato trouxe resultados positivos.

Aqui, o ponto de preocupação está no fato de como fazer feedback de forma eficaz. Alguns passos devem ser seguidos, como a preparação. Não é indicado chegar para o seu profissional com esse intuito sem saber o que vai falar precisamente, uma vez que poderá se perder e ainda abordá-lo de forma equivocada — totalmente o contrário do que prega um bom feedback.

Escreva um roteiro e, assim que chegar próximo ao seu colaborador, quebre o gelo. Fale algo descontraído, aborde assuntos do dia a dia sem mencionar nada sobre o trabalho.

A partir disso, faça um breve resumo sobre o que vai ser tratado naquele momento, além de ser totalmente sincero e leal nas suas colocações. O mais indicado é que comece pelos pontos positivos, apresentando as competências e atitudes que foram legais daquele funcionário.

Logo em seguida, apresente os pontos fracos, sempre incentivando o colaborador a melhorar, inclusive apresentando ideias. Dessa forma, monte um plano de ação junto ao funcionário, de modo que possa crescer continuamente.

São vantagens dessa prática:

  • melhoria na gestão de pessoas;
  • melhor monitoramento do processo de desenvolvimento;
  • melhoria na comunicação;
  • otimização do tempo para atividades mais estratégicas, entre outros.

5. Ofereça ferramentas certas

Por fim, é preciso que seus colaboradores tenham as ferramentas ideais para trabalhar. Caso não tenham estrutura suficiente para o seu dia a dia, certamente vai influenciar na sua produtividade, justamente por não ter um aparato que resolva as suas demandas.

Dessa forma, o mais indicado é que se faça uma pesquisa de satisfação internamente. Pergunte sobre o que é preciso melhorar, quais são as maiores dificuldades de sua rotina, quais atitudes os gestores podem tomar para tornar as suas atividades mais fluidas e otimizadas.

Somente por meio da visão de quem está com essas dificuldades é que você poderá aperfeiçoar essas questões de forma mais adequada, fornecendo tudo o que é necessário para que possam produzir bem e em um ambiente adequado.

Neste conteúdo, você pôde entender como aumentar a produtividade dos funcionários, além de conhecer as vantagens de adotar por cada uma das dicas apresentadas. Sempre que for aplicar algumas dessas estratégias em sua empresa, tenha um bom planejamento para que tudo saia dentro do esperado.

Assim, você vai evitar uma equipe desengajada, que, como consequência, traz uma grande rotatividade, profissionais que promovem intrigas entre si, além de trazer gastos financeiros com contratações.

E como você pode gerenciar, também, a sua equipe remota de vendas? Continue em nosso blog que a gente explica!

Conheça a Oyshi!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-