Comida artesanal: desvende essa tendência!
O mercado de food service está em constante inovação e uma das principais tendências do momento é a comida artesanal. Depois de muitas décadas prezando as facilidades dos industrializados, os consumidores voltaram sua preferência para receitas mais tradicionais, que dispensam o uso de aditivos químicos e que trazem um sabor diferenciado dos pratos feitos em casa.
Como nem todo mundo dispõe de tempo ou habilidades para preparar suas próprias refeições, os estabelecimentos do setor vêm ganhando mais espaço e se especializando nessas verdadeiras delícias. Quer entender um pouco mais sobre a gastronomia artesanal? Então, acompanhe o artigo e boa leitura!
O que é a gastronomia artesanal?
A gastronomia artesanal é a área que foca na produção de alimentos da forma mais natural possível. Em outras palavras, ela utiliza técnicas manuais e mais antigas no preparo das refeições, ingredientes naturais e frescos, além de prezar pela qualidade nutricional e sabor único dos produtos.
As comidas artesanais têm um apelo muito forte para questões que vão além de preço. Elas oferecem opções de alimentação que podem até mesmo ter uma forte carga emocional, visto que muitas receitas acabam retomando histórias com parentes mais antigos, principalmente aqueles avós do interior.
Por que esse tipo de comida se tornou uma tendência no Brasil?
O principal motivo do sucesso da comida artesanal está na conscientização da população acerca dos riscos que os aditivos químicos provocam à saúde. Se antes, um pacote de biscoito recheado ou de salgadinho eram suficientes para “enganar” a fome, hoje em dia sabemos que esses tipos de alimentos podem causar muito mais prejuízos do que ganhos para o nosso corpo.
A alimentação saudável se tornou objetivo de vida dos consumidores o que fez com que as empresas se voltassem para essa tendência. O aumento na procura causou uma atratividade maior para o setor, possibilitando que mais empreendedores entrassem no mercado e que clientes tenham mais variedades de produtos para adquirir.
Onde podemos encontrar a comida artesanal?
Atualmente, podemos encontrar a gastronomia artesanal em qualquer tipo de estabelecimento ligado ao mercado de food service. Contudo, alguns deles são mais evidentes e se aproveitam melhor desse tipo de produto, como veremos a seguir.
Feiras e eventos
As feiras e eventos de qualquer tipo sempre contam com uma praça de alimentação. São locais excelentes para vender produtos artesanais, principalmente se você tiver um food truck. Além das comidas, existem muitas opções de bebidas artesanais, com as cervejas como carro-chefe.
O mais interessante dessas ocasiões é que, por serem mais sazonais, a variedade do público é maior. Com isso, o negócio ganha uma divulgação mais ampla, que pode — e deve — ser utilizada em uma estratégia de marketing e vendas mais completa.
Restaurantes
Nos restaurantes, a culinária artesanal pode ser vista em almoços, jantares e até mesmo em lanches. Massas frescas, molhos elaborados pela equipe da cozinha e até mesmo uma pequena horta, da qual são utilizados os temperos e especiarias podem compor o conjunto da experiência relacionada ao prato. Outro sucesso entre esse tipo de estabelecimento, são as chamadas burguerias, que criam as misturas de suas carnes e usam pães artesanais em seus sanduíches.
Lanchonetes
As lanchonetes já foram as grandes vilãs da vida saudável. Todas aquelas opções de lanches ricos em conservantes e sabores artificiais que prejudicavam os índices de colesterol e insulina no sangue, estão sendo substituídos por produtos mais naturais, ricos em nutrientes que trazem verdadeiros benefícios à saúde.
Mesmo os estabelecimentos menores, que não têm condições de manter uma produção interna podem oferecer comidas artesanais. Além dos sanduíches e sucos naturais, ela pode contar com o fornecimento de salgados e pães de queijo prontos para serem assados ou aquecidos. Até os itens como coxinha e quibe podem ser finalizados em uma fritadeira a ar, de forma mais saudável sem perder no sabor e textura.
Padarias
As padarias têm uma gama ainda maior de oferta de comida artesanal. A começar pelos pães feitos com fermentação natural, que tem um sabor e texturas bastantes diferenciados do tradicional pão francês. A parte de confeitaria também é beneficiada com as opções de tortas, bolos e doces de fabricação própria.
Para aquelas que oferecem alimentação no local, uma boa pedida são os salgados de massa artesanal de mandioca. Eles podem ser adquiridos em versões para fritar ou pré-fritos, que precisam ser apenas aquecidos. São práticos e ainda ajudam a variar o mix de produtos sem gerar aumento no trabalho da equipe.
Supermercados
Os supermercados se tornaram um local para resolver tudo de uma única vez. Por isso, as pessoas buscam praticidade e variedade nas gôndolas. Apesar de ser um lugar onde os industrializados ainda predominam, os empresários mais antenados já notaram a tendência da gastronomia artesanal e incluíram opções desse tipo de comida em suas prateleiras e freezers.
Na rotisseria são encontradas basicamentes as mesmas alternativas de uma padaria. O diferencial está nos expositores de produtos congelados. Os fabricantes de carnes e salgados já disponibilizam produtos artesanais que atendem ao cotidiano corrido dos consumidores, que podem comprar um pacote de coxinha gourmet para esquentar e comer no conforto de suas casas.
Distribuidoras
Por mais que pareça contraditório, a indústria alimentícia encontrou formas de adotar processos artesanais em suas linhas de produção, seguindo todos os requisitos impostos pelo conceito de gastronomia artesanal. Tratam-se de produtos especiais, que não seguem os mesmos padrões de fabricação dos tradicionais e demandam um tempo e custo de fabricação um pouco maiores.
Mas os resultados são verdadeiras delícias, com qualidade nutricional mais elevada do que suas versões industrializadas e sabores diferenciados. As distribuidoras ficam a cargo de intermediar os pontos de vendas com essas fábricas, levando aos clientes receitas saudáveis e práticas.
Enfim, existem diversas formas de aproveitar a tendência da comida artesanal para obter lucro e crescimento para o seu negócio. Seja qual for o ramo específico em que atua, com certeza existe uma forma de proporcionar uma alimentação mais saudável e saborosa a seus clientes. Repense o seu cardápio e veja a diferença!
Se você gostou do post e quer melhorar a rentabilidade da sua empresa, temos uma excelente indicação. Veja, neste outro artigo, como vender mais salgados em seu restaurante!