Veja quais são os principais benefícios dos alimentos processados

6 minutos para ler

Quando o assunto é alimentação saudável, é muito comum pensarmos em alimentos in natura, saladas, frutas e coisas similares. Mas, você já pensou em quais são os benefícios dos alimentos processados para a sua saúde e bem-estar?

Nem todo alimento industrializado é ruim, pois a indústria alimentícia evoluiu bastante para atender às novas exigências de seus consumidores. Com produtos mais saudáveis e práticos, ela promove melhorias nos hábitos alimentares sem prejudicar as experiências com sabores e texturas.

Se você pensa que alimentos processados não são benéficos, este post vai mudar a sua percepção sobre isso. Confira os detalhes a seguir!

Alimentos processados e sua produção industrial

Antes de falar sobre os benefícios dos alimentos processados, vamos entender melhor suas características. Tratam-se de alimentos que passam por processos industriais. A mistura de ingredientes e o uso de técnicas específicas ajuda a conferir mais qualidade aos produtos que chegam nos pontos de venda.

Os principais objetivos da industrialização é permitir a produção em uma escala maior, quando comparada à produção manual, além de prolongar a durabilidade dos alimentos. É uma forma mais prática e barata de oferecer uma comida saudável e de fácil consumo aos clientes.

Principais benefícios dos alimentos processados

Os benefícios dos alimentos processados são inúmeros, mas, neste artigo, listamos os que se destacam mais, principalmente ao desmistificar algumas crenças populares. Acompanhe!

Sustentabilidade na produção

A indústria, de uma forma geral, têm buscado ser cada vez mais sustentável e menos agressiva ao meio ambiente. Os processos de produção de alimentos envolvem o uso otimizado dos ingredientes, reduzindo os desperdícios e reutilizando parte do que seria descartado em outros processos.

As ações vão desde o uso de técnicas mais modernas e eficientes de conservação, como o congelamento, até o uso de sobras orgânicas para a produção de adubo natural e criação de hortas para uso de temperos frescos. São medidas que envolvem também a comunidade no entorno da fábrica e gera melhorias para muitas pessoas.

Disponibilidade de alimentos durante todo o ano

Alimentos frescos e in natura são ótimos, mas não estão disponíveis o tempo todo. A cada época do ano temos a produção de frutas e legumes diferentes e ficamos à mercê da mãe natureza para apreciá-las. Os processos industriais permitem que tenhamos acessos a eles nos demais meses. Dois exemplos muito comuns são as polpas de frutas congeladas e os legumes em conserva.

Equilíbrio nutricional

Entre os benefícios dos alimentos processados que mais geram dúvidas na população, a qualidade nutricional é a mais questionada. A evolução dos processos de produção permitiu que todos os males que foram criados nas décadas passadas fossem revertidos. Veja os detalhes nos tópicos abaixo.

Adição de nutrientes

Manter uma alimentação puramente natural e in natura nem sempre é possível, dada a rotina que temos nos dias atuais. Com isso, fica muito difícil garantir que todos os nutrientes essenciais sejam ingeridos diariamente nas quantidades recomendadas.

Uma das vantagens mais relevantes da indústria alimentícia é a capacidade de proporcionar uma alimentação mais equilibrada por meio da adição de nutrientes. Não é raro encontrar alimentos infantis enriquecidos com vitaminas e sais minerais, ou opções para pessoas mais velhas com mais cálcio para fortalecimento dos ossos.

Redução de agentes nocivos

Por outro lado, os grandes vilões da alimentação saudável estão cada vez menos frequentes nas fábricas de alimentos. O uso de conservantes, corantes e demais produtos químicos foram reduzidos e substituídos por ingredientes e métodos mais modernos.

Em lugar de aditivos artificiais, a indústria passou a utilizar as opções naturais, muitas delas que já utilizamos em nossas casas, como o colorau. Muitos conservantes foram substituídos por processos de congelamento mais eficientes, que conseguem manter a qualidade nutricional os produtos por mais tempo.

Segurança alimentar

Outra preocupação muito importante é sobre a segurança alimentar. Produtos frescos têm uma durabilidade muito pequena, verduras de folha, por exemplo, podem se perder em menos de 24 horas de exposição.

Na indústria, as práticas de produção e conservação visam minimizar o problema, além de contarem com a validação das medidas adotadas por órgãos externos. Entenda melhor nos tópicos a seguir.

Uso de técnicas e ingredientes que prolongam a saudabilidade

As fábricas de produtos alimentícios adotam uma série de medidas que garantem o prolongamento das características originais dos alimentos finalizados. As práticas envolvem cuidados com a higienização, armazenagem, temperatura e diversos outros fatores.

Em alguns casos, as técnicas mais modernas de congelamento são suficientes para obter produtos com prazos de validades mais longos e seguros. É o caso dos salgados pré-fritos ou crus. Em outros, é preciso adicionar algum ingrediente que retarde o processo de oxidação e deterioração. Em ambos os casos, o foco é manter o alimento o mais nutritivo, saboroso e durável.

Certificação por órgãos competentes

Os produtores de alimentos precisam seguir diferentes normas da Vigilância Sanitária e de demais órgãos fiscalizadores, conforme os tipos de produtos fabricados. As exigências mais cobradas estão relacionadas à higiene e prevenção à contaminação, tais como ambientes de produção altamente esterilizados, uso de equipamentos de proteção especiais pelos funcionários e até mesmo o controle de temperatura do ambiente.

A fiscalização é feita com bastante rigor e, em caso de inadequação, o local pode ser interditado e multado. O aval desses órgãos atesta o cuidado com a qualidade e saudabilidade dos alimentos para os consumidores, passando mais tranquilidade.

Praticidade no dia a dia

Por fim, não podemos deixar de mencionar a questão de maior destaque dos produtos industrializados: a praticidade. Os alimentos desse tipo são criados para facilitar a vida dos consumidores, que dispõem de pouco tempo para o preparo de suas refeições. Um lanche no meio da tarde precisa ser rápido, prático e nutritivo.

As opções estão mais variadas e a escolha deixou de ser entre “comer algo rápido” ou “comer algo saudável”. A indústria conseguiu aliar essas duas vantagens, permitindo que as pessoas possam manter a saúde em dia sem prejudicarem a rotina puxada no trabalho, na escola ou na faculdade.

Esses são apenas alguns dos benefícios dos alimentos processados. Depois de conhecê-los, você não tem mais desculpas para adotar uma mudança na sua alimentação. Que tal comprar alguns produtos congelados para garantir o jantar, ou para ter algo rápido e prático para o café da manhã?

Ficou curioso sobre quais são essas opções? Confira a linha completa de produtos da Oyshi em nosso site!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-