7 técnicas de atendimento ao cliente para aplicar na sua empresa

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Na maioria das vezes, a experiência do cliente em food service determina o grau de sucesso de um empreendimento. Nesse sentido, entregar uma vivência frustrante, atualmente, acaba com qualquer chance de uma empresa que queira ser próspera. Justamente para não correr esse risco é que existem as técnicas de atendimento ao cliente.

O principal objetivo dessas técnicas, portanto, é melhorar a experiência do consumidor. Quando um negócio as utiliza seguindo um padrão, além de comprar mais, o cliente que foi atendido com qualidade e precisão não pensará duas vezes na hora de indicar para muitas outras pessoas a marca que prestou o serviço e o deixou satisfeito.

Por isso, neste post apresentamos as 7 principais boas práticas e técnicas de atendimento ao cliente para você aplicar na sua empresa e obter um diferencial competitivo com isso. Continue a leitura e confira!

1. Conheça bem o seu cliente

Um bom representante de vendas sabe que atendimento ao consumidor precisa funcionar de maneira consultiva. Para tanto, é fundamental conhecer profundamente as necessidades e a realidade do seu cliente.

Estamos falando de saber até mesmo a sua disponibilidade financeira para o momento. Até porque, com isso é possível prevenir situações em que ele possa se sentir constrangido, como a indicação de produtos com preços acima de suas possibilidades, ou o contrário, oferecendo produtos inferiores às suas expectativas de aquisição.

Além disso, outra boa dica para conhecer o seu cliente é acompanhar o seu histórico de compra. Isso ajuda tanto os consumidores quanto os funcionários. Ao facilitar o caminho e a vida do comprador, a necessidade de ficar repetindo as mesmas informações é descartada.

2. Interaja com o consumidor

Qualquer que seja o seu cargo dentro da empresa, tenha em mente que a responsabilidade de saber lidar com os clientes também é sua — e não apenas do time de atendimento.

Nesse contexto, é absolutamente fundamental que os responsáveis por tomar decisões tenham uma interação regular com os consumidores. Para tanto, o ideal é servi-los, conversar cara a cara, ouvir atentamente suas opiniões e aprender a interpretar todas as suas reações emocionais.

Afinal, sem que haja interação é impossível entender as necessidades e as demandas dos compradores, e colocar em prática estratégias de marketing assertivas para alavancar as vendas.

3. Tenha cordialidade e solicitude

Os colaboradores precisam ser sempre solícitos e cordiais durante o atendimento. Uma boa recomendação é começar chamando o cliente pelo nome sempre que for possível, visto que isso traz mais pessoalidade à conversa. Além disso, instrua-os a evitar termos que podem ser considerados grosseiros.

No mesmo sentido, essa postura também se aplica ao ambiente digital, principalmente em atendimentos em chats, redes sociais e e-mails, uma vez que muitas pessoas preferem entrar em contato com a empresa por meio desses canais.

4. Demonstre segurança

Se você não demonstrar confiança na sua mercadoria, você acha que é possível que o cliente confie em seu trabalho? Obviamente, a resposta é não. Por isso, mantenha muita firmeza em sua postura e passe segurança por meio do tom de voz, sem nunca deixar de ser gentil e cortês.

Afinal, todas as pessoas querem atenção e desejam ser tratadas com respeito. No entanto, acima de tudo, o cliente quando procura determinado produto, vai em busca de soluções, e não de outros problemas.

5. Foque nos benefícios do produto

Durante o atendimento, um bom vendedor sabe identificar junto ao cliente um problema específico que as características e vantagens do item que você comercializa são capazes de solucionar. Isso sim torna-se um benefício que agrega valor para ele. Vejamos os exemplos:

  • característica: os nossos salgados congelados são preparados com o uso de receitas artesanais e temperos frescos colhidos em horta própria;
  • vantagem: esses alimentos trazem muito mais sabor e aroma para os nossos produtos;
  • benefício: com todos esses cuidados presentes na hora da produção, essa questão da falta de sabor em alguns alimentos congelados é eliminada.

Com o foco nos benefícios, portanto, o cliente percebe o valor que a sua mercadoria pode trazer ao eliminar uma dúvida que ele realmente tinha. Agregue valor ao seu produto e à sua empresa!

6. Fuja dos termos técnicos

Muitas vezes o comprador não está familiarizado com alguns termos técnicos utilizados no ambiente profissional. Por isso, sempre que for possível, simplifique a sua fala e converse com a mesma linguagem que o seu cliente utiliza.

Procure oferecer um atendimento transparente, verdadeiro e de fala simples. Essa postura traz tranquilidade e deixa o cliente mais à vontade, uma vez que ele passa a se preocupar menos em entender o que você diz, e mais com as várias funcionalidades e possibilidades que ele terá ao adquirir o seu item.

7. Identifique e supere objeções

Em muitos casos falta conhecimento sobre o assunto por parte do cliente. A verdade é que ele não sabe exatamente como seu produto será capaz de ajudá-lo, e o seu papel é explicar isso para ele.

Outras vezes o cliente pode estar desconfiado da qualidade do seu produto. Para acabar com essa objeção, mostre a ele depoimentos de outros clientes, cases de sucesso de outras empresas que já vendem o seu portfólio e demais elementos que passam mais confiança.

Uma objeção bastante comum do cliente é quando ele aponta algumas desvantagens do seu produto em relação ao do concorrente. Quando isso acontecer, utilize mais uma das técnicas de atendimento ao cliente, demonstre de maneira concreta outros benefícios diferentes da sua mercadoria que compensam aquela desvantagem. Além de tudo isso, a fim de contornar os entraves:

  • preste atenção, ouça mais e sempre tenha objetividade ao falar;
  • nunca se mostre em oposição ao seu cliente, pois ele não pode sentir que você quer mostrar que ele está errado;
  • jamais o interrompa quando ele estiver falando.

Por fim, os maiores benefícios de colocar em prática as técnicas de atendimento ao cliente podem ser vistos com o aumento das vendas e dos resultados financeiros. Além da satisfação do cliente por ter passado por uma experiência diferenciada, é claro!

Conhecer a fundo as boas técnicas de atendimento ao cliente sempre ajuda um representante de vendas em sua rotina profissional. Se você gostou dessas dicas confira mais algumas sobre como fazer uma boa gestão comercial!

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