Aprenda como fazer um plano de negócios com esses 7 passos

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Muitos empresários de distribuidoras de alimentos congelados acabam passando por várias dificuldades, principalmente nos meses iniciais de abertura do negócio, por não terem planejado corretamente. Além de conhecer os custos, ter novas ideias e encontrar uma localização, preparar-se para o futuro da empresa é essencial. Para tanto, saber como fazer um plano de negócios é indispensável.

Nesse sentido, a ferramenta ideal para retratar o mercado, o produto e as atitudes do distribuidor é o plano de negócios. Inclusive, é por meio desse instrumento que você tem a chance de obter informações detalhadas sobre a sua área de atuação, clientes, fornecedores, concorrentes, entre outros aspectos.

Além disso, você passa a ter uma visão dos pontos fracos e fortes do seu negócio, o que contribui tanto para identificar a viabilidade da sua ideia quanto para executar melhor a gestão da empresa. Neste artigo, apresentamos os 7 passos necessários para você aprender de maneira simples como fazer um plano de negócios. Confira!

1. Conheça o mercado

A primeira etapa do plano de negócios é o momento de conhecer os clientes (público-alvo), fornecedores e também saber quem é a concorrência. Nesta hora é preciso detalhar quais serão exatamente os produtos ou serviços oferecidos.

Este levantamento tem como objetivo fazer um panorama do mercado e indicar se a distribuidora tem seguido a direção que os futuros consumidores esperam. Para tanto, alguns questionamentos devem ser feitos:

  • de que forma você pode se destacar dos seus concorrentes?;
  • o que a sua distribuidora oferece que ninguém mais tem condições de oferecer?;
  • como a sua marca preenche a lacuna desse tipo de demanda?;
  • qual o impacto que a sua empresa pode e vai promover?

Dessa forma, as respostas e os resultados servem para ditar as campanhas de marketing e ações de promoção. A ideia é que o empreendimento conquiste o público logo no início das atividades.

2. Defina o perfil dos seus clientes

Identificar o público-alvo do seu empreendimento é crucial. Apesar de até parecer algo óbvio, é importante destacar que, sem clientes, não há como uma empresa existir. Portanto, é fundamental buscar informações com cuidado, por meio de uma boa pesquisa de mercado.

  • saiba quem é esse cliente;
  • descubra onde ele se encontra;
  • identifique se ele é pessoa jurídica ou física;
  • entenda o seu comportamento;
  • apure o que ele busca no mercado.

Você consegue levantar todas essas informações a partir de conversas com potenciais consumidores, e também com a elaboração de questionários e entrevistas. Outra maneira de obter todos esses dados é fazendo uma análise da concorrência.

3. Encontre bons fornecedores

Nesta fase será preciso avaliar com bastante critério a qualidade e o compromisso das marcas que fornecerão além dos alimentos congelados, as matérias primas, produtos e materiais necessários para o funcionamento do seu negócio. Para tanto, é muito importante manter o cadastro de cada um desses parceiros sempre atualizado.

Outro ponto relevante é fazer uma pesquisa para que você possa ter ideia de preços, garantias, prazos de entrega etc. Um dos problemas que você não pode ter, por exemplo, é com entregas.

Afinal, não adianta um fornecedor ter produtos diferenciados e preços competitivos, mas pecar na entrega, certo? Você não pode (e nem deve) depender da boa vontade de um terceiro para receber suas mercadorias. Por isso, a importância de escolher criteriosamente com quem você formará boas parcerias.

4. Crie um plano de marketing

A forma estruturada sobre como a sua marca oferecerá os alimentos congelados é o seu plano de marketing. Nele, é preciso informar a descrição completa dos produtos, a qualidade e qual será o seu diferencial diante dos concorrentes.

É nessa parte do plano de negócios que você deve detalhar os meios de divulgação da empresa. Além disso, vale lembrar de apresentar uma projeção de investimento em uma estratégia de marketing digital ao longo do tempo, em diferentes canais.

5. Faça um planejamento financeiro

O controle financeiro empresarial é essencial para fazer a análise da viabilidade de abertura, manutenção ou crescimento da distribuidora de alimentos. Assim sendo, entre outros pontos, em um bom planejamento financeiro deve constar:

  • estimativa de investimentos fixos;
  • capital de giro necessário;
  • investimento total;
  • avaliação do faturamento mensal;
  • simulação do fluxo de caixa;
  • apuração do custo com materiais diretos ou mercadorias vendidas;
  • verificação das despesas de comercialização;
  • estimativa dos gastos com mão de obra;
  • definição do preço de venda dos produtos;
  • indicadores de viabilidade;
  • demonstrativo de resultados;
  • ponto de equilíbrio;
  • prazo de retorno do investimento (ROI);
  • rentabilidade;
  • lucratividade.

6. Elabore um plano operacional

Na hora de estipular como será a operação do empreendimento, defina com clareza alguns aspectos para que o desafio de fazer um plano de negócios seja superado. Entre eles, vale destacar:

  • processos e níveis operacionais;
  • estrutura física;
  • necessidade de recursos humanos;
  • capacidade de produção;
  • prestação de serviço ou venda do produto.

7. Acompanhe o plano de negócios

Por fim, este é o último passo. Agora que ficou claro como fazer um plano de negócios, lembre-se de que sempre será preciso ter atenção a qualquer alteração brusca nos resultados ou se haverá insatisfação dos clientes. Isso para não ter que arcar com consequências mais sérias, como reclamações e dívidas, sem falar da perda de recursos com a falta de um planejamento estratégico em vendas.

Para que isso não ocorra, observe de perto os resultados e, constantemente, mantenha um monitoramento rígido e próximo por meio dos principais indicadores de desempenho.

Estes são os principais pontos dos processos ligados a como fazer um plano de negócios. A verdade é que é fundamental entender qual a viabilidade financeira da sua empresa e de que forma você vai operar para conquistar o tão sonhado empreendimento equilibrado e rentável.

Por fim, após seguir um dos primeiros passos, ou seja, a análise das informações geradas pelas pesquisas de mercado, elaborar um plano de negócios consistente e realista torna-se uma tarefa bem mais simples. Assim sendo, a segurança de tomar a decisão sobre se vale a pena abrir, expandir ou mudar os rumos da sua distribuidora, certamente será maior.

Se você gostou deste conteúdo, descubra também agora mesmo como planejar suas vendas em função da gestão de compras e da sazonalidade do varejo!

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