Como fazer uma administração do food service de sucesso? Saiba aqui!
Efetuar uma boa administração do food service significa promover uma gestão que visa favorecer tanto os processos internos do negócio quanto oferecer a melhor experiência possível aos clientes — e é fundamental saber como fazer isso, especialmente se você deseja se tornar referência no mercado.
Sabendo que nem todos os empreendedores sabem quais atitudes devem ser tomadas para garantir uma administração eficiente em seu food service, trouxemos dicas valiosas para que você comece, hoje mesmo, a dominar as diversas práticas diárias que devem ser realizadas para obter sucesso.
Se você deseja saber quais dicas e práticas são essas, não deixe de continuar lendo este artigo!
Quais são as vantagens de uma boa administração do food service?
Antes de conhecer as dicas e práticas citadas para uma boa administração do food service, é fundamental compreender os motivos que a tornam tão necessária. Afinal, nem todos enxergam a gestão eficaz de um empreendimento como foco para o sucesso, o que pode ser um grande equívoco. Além de aumentar as vendas, uma gestão eficiente:
- reduz erros e retrabalhos;
- minimiza gastos desnecessários e excessivos;
- estimula a retenção de bons talentos na empresa;
- otimiza a satisfação do cliente;
- cuida da imagem da empresa;
- preza por aperfeiçoamento e melhorias contínuas;
- garante um bom relacionamento com fornecedores e parceiros e muito mais!
Quem deseja garantir todos esses benefícios em seu dia a dia não pode deixar de conferir, a seguir, orientações específicas para colocar em prática o gerenciamento ideal para o seu negócio!
Como administrar um food service com sucesso?
Alguns pontos devem estar sempre no campo de visão estratégico daqueles que buscam otimizar a administração de seu food service. Eles incluem fluxos financeiros, de estoque, treinamento de colaboradores, controle de qualidade e muito mais. Confira dicas para maximizar os resultados cada um desses pontos.
Fique atento ao controle financeiro
Efetuar a gestão das finanças de maneira eficiente é algo fundamental para quem busca garantir sucesso na administração de qualquer negócio, especialmente de um food service. Isso é importante uma vez que esse tipo de empreendimento exige gastos diários bastante variados, seja com estoque, seja com fornecedores.
A análise contínua dos custos envolvidos nessas e demais operações também é essencial de ser feita, pois apenas assim será possível identificar gastos a serem cortados e reduzidos e investimentos a serem feitos a fim de melhorar a qualidade da gestão.
Realize o planejamento de compras e vendas
Ainda no parâmetro dos custos, o planejamento das compras e vendas também deve ser foco dos gestores e líderes do food service. Afinal, um bom empreendedor sabe que estoques devem ser constantemente controlados e ter seu fluxo otimizado, comprando apenas o que for necessário para suprir a demanda dos consumidores — a ser constantemente mensurada — e vendendo o suficiente para cobrir o valor investido na aquisição.
Faça uma precificação adequada
Também é muito importante definir o preço de venda dos produtos, ou seja, investir em uma precificação adequada. Benchmarking e pesquisas de mercado são peças fundamentais nesse momento, pois são eles que ajudam você a cobrar um valor que esteja tanto de acordo com a expectativa do cliente quanto na mesma linha do que é pedido pela concorrência.
Engaje e treine a sua equipe
Uma boa administração se reflete na atuação dos colaboradores. Ao aprender e aplicar novos conhecimentos no food service, é imperativo que eles também sejam passados para a equipe, permitindo que seu desempenho se alinhe à evolução da gestão. Além de treinar seu time, é importante transmitir a ele a devida sensação de pertencimento, merecimento e crédito — uma vez que a retenção de talentos de qualquer empresa torna a administração mais harmônica e simples de ser efetuada.
Entregue valor agregado ao cliente
Os dias de consumidores que buscavam apenas por compra e consumo ao se conectarem com empresas ficaram para trás. Hoje, a experiência do cliente em food service já é foco não apenas de estudos, mas também de gestores que sabem que posicionamento de marca, identificação com valores e inclusão são requisitos exigidos pelos novos consumidores. Por isso, além de qualidade nos serviços, é essencial agregar valor às soluções ofertadas, atraindo, encantando e retendo clientes.
Tenha uma boa relação com os fornecedores e distribuidores
Fornecedores e distribuidores são, muitas vezes, a vida de um negócio de food service. São eles que entregam a qualidade citada anteriormente, permitindo que o gestor se empenhe na complexa tarefa de manter seu público engajado e interessado nos serviços oferecidos. Manter uma boa relação com eles e buscar os que são pioneiros em seu negócio, que usam de sua própria tecnologia e garantem excelência é fundamental.
Faça o controle de qualidade dos alimentos
Considerado um dos seus principais objetivos, uma administração de sucesso deve prestar bastante atenção ao controle de qualidade dos alimentos. Afinal, sendo o aspecto final a ser avaliado na jornada de compra do consumidor, é ele que solidifica o relacionamento até então cultivado e define se o cliente voltará ou não a contar com a empresa.
Além de tornar a experiência do usuário única e personalizada ao comprar com você, também é imprescindível cumprir com o prometido em termos de qualidade.
Conheça a concorrência
É importante ressaltar a importância do benchmarking para o food service. Afinal, é ele que permite que negócios incluídos em um mercado tão volátil prosperem constantemente e se mantenham estáveis. Conhecer a concorrência vai muito além da competição — ela pode ser uma grande referência para o seu negócio e ensinar muito a você.
Ao adotar ações eficientes para uma boa administração do food service, será possível garantir um excelente serviço aos clientes e, ao mesmo tempo, sucesso empresarial. Para isso, é preciso investir em qualidade, em controle dos processos internos, em um engajamento adequado com a equipe e, é claro, em um bom relacionamento com parceiros de negócios, que influem diretamente em boas gestões.
Sabendo que um relacionamento satisfatório com fornecedores e distribuidores é parte fundamental do processo que busca por uma excelente administração do food service, não deixe de entender como escolher uma boa distribuidora de alimentos congelados para seu empreendimento e otimize seus resultados!