5 receitas deliciosas com mandioca que você pode aprender

6 minutos para ler

Fonte de carboidrato e rica em vitamina C, o valor nutricional da mandioca surpreende como uma excelente alternativa para quem precisa manter uma dieta, além de ser bastante saborosa. Quando a comparamos com o trigo, que também é fonte de energia, porém é um cereal, a grande vantagem é que as receitas com mandioca podem ser consumidas por pessoas que têm intolerância ao glúten.

Além disso, estamos falando de um alimento muito versátil. Isso porque a composição da sua raiz (água, polpa e fibra) dá oportunidade para que ela seja utilizada de várias maneiras, como farinhas, tucupi, beijus, fécula ou goma, tapioca, polvilho azedo, sagu, cozida ou frita e carimã ou puba — cada uma delas passa por um tipo de processamento específico para a obtenção do produto final.

Neste post não vamos explicar esses processos, até porque o que interessa é aquilo que já vem pronto para a nossa mesa, não é mesmo? Aqui você terá as 5 receitas com mandioca mais deliciosas e fáceis de aprender. Confira!

1. Bolinho de mandioca com linguiça

Destacamos entre as receitas com mandioca, pois essa trata-se de um tipo de comida artesanal preparada pela apresentadora Ana Maria Braga, do programa Mais Você.

Ingredientes

200 gramas de linguiça toscana sem pele

2 colheres de sopa de óleo

400 gramas de mandioca cozida e espremida

Sal a gosto

100 gramas de queijo coalho em cubinhos

Leite e farinha de rosca para empanar

Óleo para fritar

Modo de preparo

Frite a linguiça em duas colheres de sopa de óleo, amassando com uma colher para desmanchar, até dourar e ficar soltinha. Escorra a gordura e transfira esse recheio para uma tigela. Junte a mandioca espremida e tempere com sal a gosto, se necessário. Amasse bem.

Com as mãos umedecidas, molde bolas dessa massa com cerca de cinco centímetros de diâmetro. Abra uma cavidade no centro e insira um cubinho de queijo coalho. Feche bem, dando às bolas o formato de bolinhos. Passe-os em leite e, em seguida, na farinha de rosca.

Frite em óleo bem quente e abundante até dourar, e deixe os bolinhos escorrerem sobre papel absorvente antes de servir.

2. Mandioca ao molho branco

Ingredientes

1 cebola grande bem picada

2 dentes de alho picados

2 colheres de sopa margarina

1 litro de leite

2 colheres de sopa de amido de milho

1 quilo de mandioca cozida

1 pitada de sal

50 gramas de queijo parmesão ralado

tempero a gosto

Modo de preparo

Frite a cebola picada e o alho na margarina até dourar. Coloque o leite e o amido, mexa até engrossar. Se desejar, acrescente o queijo ralado.

Em um pirex coloque um pouco desse molho e toda a mandioca. Por cima espalhe o restante do molho, polvilhe o queijo e leve para gratinar. Sirva quente e bom apetite!

3. Bolo cremoso de mandioca

Ingredientes

6 claras

500 gramas de mandioca

1 colher de sopa de óleo de canola

4 gemas

4 colheres de sopa de adoçante em pó próprio para forno e fogão

1 xícara de chá de suco de laranja

1 colher de sopa de amido de milho

1 colher de sobremesa de fermento em pó

Modo de preparo

Bata as claras em neve e reserve. Cozinhe a mandioca em uma panela com água. Escorra e esprema a massa. Deixe esfriar.

Coloque-a em uma tigela e junte o óleo, as gemas, o adoçante em pó, o suco de laranja e o amido de milho. Misture bem e acrescente com cuidado as claras batidas em neve, e por fim, o fermento em pó.

Unte uma fôrma redonda, despeje a massa e leve para assar em forno médio por aproximadamente de 40 minutos ou até ficar bem dourado.

4. Coxinha de mandioca

Ingredientes

2 copos tipo americano de leite

2 colheres de sopa de margarina

1 cubo de caldo de galinha

2 copos tipo americano de farinha de trigo

1/2 quilo de mandioca cozida

2 ovos

Farinha de rosca

Recheio

Carne seca desfiada (retire o sal antes), refogue com cebola, cheiro verde e temperos frescos; ou o recheio de sua preferência.

Modo de preparo

Em uma panela, leve ao fogo a margarina, o leite, e o caldo. Quando essa mistura ferver, junte toda a farinha de trigo e mexa até cozinhar bem. Desligue e misture a mandioca cozida. Sove essa massa para agregar.

Forme bolinhos com as mãos, faça um buraco no meio, coloque o recheio e modele as coxinhas. Em seguida, passe-as nos ovos ligeiramente batidos, na farinha de rosca e frite-as em óleo bem quente. Por fim, deixe as coxinhas escorrerem sobre papel absorvente antes de servir. Uma boa ideia é transformar essas delícias em salgados congelados.

5. Pudim de mandioca e coco

Ingredientes

1 lata de leite condensado

1/2 lata, a mesma medida do leite condensado de leite comum

4 ovos

1 vidro de leite de coco 200 mililitros

250 gramas de mandioca cozida

1 xícara de chá de coco fresco ralado

1 colher de chá de essência de baunilha

8 colheres de sopa de açúcar

Modo de preparo

Coloque o açúcar na própria fôrma que será feito o pudim. Com uma luva para não queimar a mão, leve ao fogo até ele caramelizar. Espalhe muito bem o açúcar na forma.

Bata todos os ingredientes do pudim no liquidificador. Coloque essa mistura na fôrma com a calda caramelizada. Preaqueça o forno e leve para assar por um hora e meia, coberto com papel alumínio e em banho-maria, com a água já quente. Esperar esfriar para desenformar.

Por fim, revendo essa seleção de receitas com mandioca, fica evidente como ela é um ingrediente fácil de ser utilizado, além de ser destaque em alimentação saudável no Brasil. Se você está a procura de preparos mais simples ou até mesmo de algo mais sofisticado, conte sempre com ela.

Afinal, tudo que é feito à base desse alimento tem sempre a chance de ficar delicioso. Além disso, alguns ingredientes sugeridos aqui podem ser trocados, basta usar a criatividade e surpreender a todos com essas saborosas receitas com mandioca!

Se você gostou deste post recheado com tantas delícias e quer receber nossas novidades em primeira mão, assine agora mesmo a nossa newsletter!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-