Descubra como ampliar o portfólio de produtos da sua distribuidora

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É um equívoco pensar que a variedade do portfólio de produtos está limitada apenas a garantir que os estoques estejam cheios e a loja bem-apresentada. Em geral, a diversificação de itens que uma empresa oferece influencia diretamente em fatores relacionados ao marketing, logística e, é claro, às vendas.

Portanto, é fundamental disponibilizar alternativas para o cliente, com base em suas preferências de consumo e nas tendências de mercado, pois além de melhorar o relacionamento, também ajuda o negócio a aumentar o faturamento e a se tornar mais competitivo.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo com uma série de dicas importantes sobre como aumentar o seu portfólio de produtos. Quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe a leitura para conferir!

Segmente o público

O primeiro passo para qualquer estratégia que tenha como finalidade expandir o alcance do negócio, é segmentar o público que a sua marca pretende se comunicar. O fato é que existe mercado para todos os segmentos, mas isso não significa que sua empresa deve “atirar para todos os lados”.

Ações de marketing focadas em um nicho específico tendem a gerar resultados mais expressivos. Sendo assim, utilize ferramentas para identificar quais são seus clientes potenciais, suas dores, desejos e necessidades que podem ser solucionadas com os produtos oferecidos em seu portfólio.

Lembre-se de que uma mesma empresa pode ter diversos públicos. Portanto, é preciso pensar em qual deles você focará seus esforços em cada campanha para realizar ações mais eficientes.

Pesquise sobre o mercado e a concorrência

Como ampliar o portfólio de produtos sem conhecer profundamente o mercado em que seu negócio atua, não é verdade? Toda expansão exige trabalho, tempo e investimentos. Quando não há retorno, o resultado se transforma em prejuízo.

Portanto, é muito importante fazer pesquisas mercadológicas, entender as necessidades e interesses dos consumidores, levantar demandas e estudar a forma como os concorrentes atuam, antes de lançar novos produtos. A ideia é criar algo inovador e que faça a diferença.

Analise as tendências

Por falar em comportamento do mercado, outra dica valiosa antes de ampliar o portfólio de produtos é fazer uma análise detalhada sobre o panorama que seu negócio se encontra.

Veja como o mercado se comportou no passado e como se comporta agora para prever quais serão as próximas tendências. Quanto maior for sua capacidade de se antecipar ao que estará em alto no futuro, maiores serão as chances de sua marca acertar em cheio ao lançar soluções para suprir as novas demandas.

Planeje a comunicação

Por fim, mas não menos importante, é imprescindível desenvolver o tom e a linguagem de comunicação ideal para o perfil de seus consumidores. Nos dias atuais, as pessoas valorizam muito o relacionamento entre marca e cliente

Sendo assim, antes de soltar novidades no mercado, certifique-se de que o público entende o que sua empresa quer transmitir e que há relação sólida para sustentar suas ações e campanhas de lançamento de produtos ou serviços.

Como você pôde conferir neste artigo, aumentar o portfólio de produtos é uma ação necessária para avançar no mercado, conquistar percepção diante do olhar dos consumidores e garantir posições de destaque entre a concorrência. Contudo, é preciso conhecer profundamente a forma como o público reage às mudanças e se antecipar às futuras necessidades de consumo.

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